9/8/2023

     Nesta sexta-feira, dia 08, foi comemorado o "Dia Mundial da Alfabetização". É uma data que tem um significado de grande importância para o desenvolvimento de uma nação, pois alfabetizar é muito mais do que aprender a ler e escrever, é o início do despertar de uma criança para o descobrimento de um mundo de conhecimento infinito.
    Para a diretora do Colégio de Aplicação (CAP) do UGB-FERP, Nayara Alcantara, ser alfabetizado transforma o individuo de diversas maneiras, pois vai fazer com que ele entenda melhor sobre o aspecto social e cultural. 
    "Uma pessoa alfabetizada garante o melhor exercício da cidadania, já que vai entender e saber sobre os seus direitos e deveres. Para uma criança, a habilidade de saber ler e escrever pode mudar o futuro e é um dos primeiros passos para que ela possa ter um desenvolvimento pleno e saudável", ressalta.
    Os estudos neurocientíficos mais atuais apontam que entre os 5 e 6 anos a criança já pode ser alfabetizada, mas o processo se inicia aos 2 anos de idade. De acordo com Nayara, é importante destacar que na perspectiva do “letramento”, alfabetizar vai muito além de ensinar a ler e escrever, passando pela capacidade de se comunicar, de contar, construir histórias e narrativas, de ler o mundo que o cerca, do domínio e uso da língua no cotidiano.  
    "No CAP, já aos dois anos de idade, a criança é  estimulada com cores, sons, movimentos, trabalho da coordenação motora e outras ferramentas e recursos de forma lúdica. Esse exercício constante é realizado para abrir uma janela no sistema cognitivo dos pequenos, possibilitando a assimilação e a plenitude do processo de crescer e aprender", afirma.