Aluno de Psicologia é aprovado em 1º lugar para mestrado na UFRJ
Jônatan Fernandes Costa, aluno do 10º período do curso de Psicologia do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), foi aprovado no concorrido mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores do Brasil e a quinta da América Latina. Jônatan ficou em 1º lugar em sua linha de pesquisa (Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas), com a maior nota (9,4). O processo contou com cerca de 90 participantes no total, com 23 vagas distribuídas no quadro geral, das quais quatro eram para a sua linha de pesquisa.
Jônatan, que integra o Programa de Iniciação Científica (PIC), é o primeiro aluno do curso de Psicologia do UGB a ingressar em um programa de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). Aluno e pesquisador brilhante, ele desenvolveu investigações nas áreas de subjetividade, angústia, trauma psíquico, corpo e oncologia. Além disso, é extensionista no projeto "Psicanálise na Rua" e um dos idealizadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Linguagem (NEPSAL).
Coordenadora do curo de Psicologia, Elizabeth Soares parabenizou o aluno pela conquista. “Estamos certos de que, com as oportunidades oferecidas pelo UGB-FERP e sua dedicação exemplar, Jônatan trilhará um caminho de sucesso. A coordenação e toda a equipe docente do curso de Psicologia desejam-lhe um excelente mestrado e aguardam recebê-lo como egresso em breve”, afirmou.
Jônatan falou do grande desafio enfrentado no processo. “O processo seletivo para o mestrado é exigente e composto por cinco etapas: análise do anteprojeto de pesquisa, prova de línguas estrangeiras, prova de conhecimentos específicos, análise do currículo Lattes e arguição oral. Cada etapa traz uma mistura de felicidade por ter avançado, juntamente com a ansiedade e o receio das etapas seguintes. Saber que superei cada uma dessas fases e consegui a aprovação no mestrado da UFRJ é extremamente gratificante”, comemorou.
Ele reiterou ainda a importância do Programa de Iniciação Científica (PIC) em sua trajetória acadêmica. “Foi através da experiência proporcionada pelos projetos de iniciação científica, aliado à formação prática durante o estágio, que consegui construir uma base sólida e fundamentada para a elaboração da minha proposta de pesquisa para o mestrado”, finalizou o acadêmico.