12/14/2022

Os engenheiros de produção controlam o processo de fabricação de um produto e o uso dos recursos necessários para isso. Esses profissionais lidam diariamente com sistemas de compras e estoques, programação de máquinas e até gerenciamento de equipes. Os engenheiros de produção combinam conhecimentos de gestão, engenharia e economia para projetar, implementar e buscar melhorias nos sistemas de produção, com foco na produtividade e melhor gerenciamento de recursos. Graças à sua formação generalista, ele pode trabalhar em quase qualquer tipo de empresa e indústria.

O campo de atuação do engenheiro de produção é amplo, podendo atuar em empresas privadas de diversos portes, abrir seu próprio negócio e ocupar cargos em instituições públicas, desde que aceite se envolver com pessoas, materiais, equipamentos e meio ambiente.

Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO), algumas das indústrias em que os engenheiros de produção podem trabalhar incluem: setor financeiro, serviços, indústrias, órgãos e empresas públicas e privadas de vários setores.

Segundo o guia de carreira, “a engenharia é considerada uma carreira em alta no Brasil e pesquisas da área indicam que a demanda por engenheiros em geral continuará intensa nos próximos anos. Apesar da grande quantidade de profissionais que se formam todo ano ainda existe uma escassez de mão de obra qualificada para atender às necessidades do mercado brasileiro.

UGB-FERP e a qualidade na formação

No Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), o curso de Engenharia de Produção dura cinco anos, divididos em 10 semestres, sendo regulamentada no Brasil desde 1933. Para exercê-la, é necessário obter registro no CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia no estado de atuação.

Segundo o coordenador do curso, doutor Anderson de Oliveira Ribeiro, “com o advento da digitalização e do avanço acelerado da indústria 4.0 a formação plural do engenheiro de produção lhe concede uma vantagem competitiva na disputa cada vez mais intensa por vagas do mercado de trabalho”.

O curso do UGB-FERP possui corpo docente altamente capacitado e atuantes no mercado de trabalho do Sul Fluminense, o que proporciona a formação dos egressos com características voltadas para as necessidades do mercado e da vocação regional. O curso conta com um projeto pedagógico inovador e a metodologia de ensino tem como consequência a formação de profissionais dinâmicos, criativos, reflexivos e com perfil de liderança, tendo como foco as habilidade e competências exigidas pelos novos processos produtivos nascedouros da indústria 4.0.

“São realizados constantes investimentos em laboratórios e em novos equipamentos e aparelhos, para as aulas experimentais complementadas por realizações de visitas técnicas às empresas que concatenam a teoria e a prática”, finaliza Anderson.

Saiba mais no https://crm.wifire.me/educacaosuperior