Historiador fala sobre o “Dia do Descobrimento do Brasil”
O dia 22 de abril é marcado em nosso país como o “Dia do Descobrimento do Brasil”, ou seja, o dia que os portugueses chegaram aqui, no ano de 1500, o que se deu pela expedição de Pedro Álvares Cabral.
Coordenador do curso de História, o professor Paulo Célio lembra que do final da idade média ao início dos tempos modernos, bem no início do século XVI, a Europa atravessava uma grave crise econômica. Então, a Europa precisava se recuperar e uma das soluções foi buscar novas áreas de investimento, novos domínios, novas terras.
“E, nesse contexto, acontecem as grandes navegações, destacando-se dois países: Portugal e Espanha. E cada um adotou uma estratégia diferente para tentar chegar às Índias. A Espanha adotou a estratégia do Cristóvão Colombo e rendeu o descobrimento da América. Já Portugal partiu com destino às Índias mas, antes disso, Cabral trocou a rota em direção ao ocidente e acabou chegando a Porto Seguro, na Bahia. Aí foi o descobrimento do Brasil”, explica Paulo Célio, ressaltando, porém, que ainda há controvérsias sobre este fato.
“Na verdade, essas terras já pertenciam a Portugal desde 1494. O que Cabral fez foi tomar posse delas. Então, o termo descobrimento vem até sendo questionado por muitos historiadores, porque não foi um descobrimento. Os nativos já viviam aqui e Portugal já sabia, de certa forma, da existência dessas terras. Então, na verdade, Portugal veio tomar posse dessas terras e, a partir daí, começa a história das relações entre Brasil e Portugal com, entre aspas, o Descobrimento do Brasil”, afirmou o professor.
Crédito da imagem: Empresa Brasileira de Comunicação (EBC)