O profissional de educação física e os esportes de aventura
Nos últimos tempos, os esportes de aventura têm atraído cada vez mais praticantes em todas as partes do mundo. Independente do local e da modalidade praticada, o profissional de educação física está cada vez mais inserido neste cenário, seja orientando e preparando os atletas/aventureiros para que a atividade ocorra com tranquilidade e segurança.
De acordo com Marcelo Dantas, professor do curso de Educação Física do UGB-FERP, os esportes de aventura têm atraído muitos profissionais, principalmente pela diversidade de opções que a área oferece. “Além disso, desde o ano passado, a própria pandemia mudou esse cenário e mostrou novas possibilidades de buscar a natureza”, ressalta.
Para Marcelo, o professor de educação física, pelo conhecimento técnico e específico que possui, pode ser útil aos praticantes do esporte em diversas modalidades. “Dentre as várias opções, ele pode atuar na organização de caminhadas, trilhas de bike, visita em pontos turísticos, entre outros”.
Segundo o professor, por ser uma área em ascensão, o ideal é que o profissional faça uma especialização para orientar melhor os praticantes. “Um curso de guia de turismo ajuda na credibilidade e na preparação para esse segmento”, assegura.
Na opinião de Marcelo, a diferença em se trabalhar com esportes de aventura e os demais é a possibilidade de estar constantemente em contato com a natureza. “Como o próprio nome já diz, aventura, natureza, ar livre, cenários diferenciados. Isso faz a diferença”, salienta o professor.
Foto: Fábio Piva/Agência Brasil/Brasil Ride