“Palestra-Concerto: Serenata Tupi” é apresentada pelo compositor e ambientalista Sérgio Vieira
O curso de História promoveu na noite desta quinta-feira, dia 27, no auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda, o evento “Palestra-Concerto: Serenata Tupi”, com o compositor e ambientalista Sérgio Vieira, que abordou sua experiência junto à etnia indígena Parakanã (Tupi), na Amazônia, destacando a educação, música, história, diversidade cultural e sustentabilidade desse povo.
Acompanhado por seu violão e pela percussão de Rodrigo Vieira, durante aproximadamente uma hora Sérgio Vieira abordou os principais aspectos da sua experiência de vida junto ao povo Parakanã.
Sérgio Vieira utiliza a música como um dos principais recursos de integração com os indígenas (os quais escreveram poemas no próprio dialeto, que foram musicados por Sérgio Vieira com ritmos da MPB), o que motivou toda a comunidade indígena, que esteve ameaçada de extinção nas décadas de 60 e 70. A partir desse projeto, o povo Parakanã retomou o crescimento com sustentabilidade, sendo que a sua população, passou de 380 (1992) para 1500 habitantes atualmente.
O projeto “Serenata Tupi” foi selecionado em 2021 no Edital Retomada Cultural II da SECEC-RJ (Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro), contando, portanto, com o patrocínio do Governo do Estado do RJ.