Projeto “Conexão RH” debate Lei Geral de Proteção de Dados
O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 28, o evento “Conexão RH: Desafio da Lei Geral de Proteção de Dados”. A atividade, que aconteceu no Auditório Sylvio Shad, no campus Volta Redonda, teve como debatedores os professores Carlos Barbosa Ribeiro e Raphael de Andrade Naves e contou com a presença de representantes de diversas empresas da região.
A Lei nº 13.709/2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entrou em vigor em setembro de 2020 e traz regras para o tratamento dos dados de pessoas físicas, tanto em atividades que se utilizam da internet quanto em outras tradicionais. Durante o evento os especialistas apresentaram os pontos de maior impacto na rotina das empresas e discutiram formas de adequar suas atividades à nova lei.
Para o coordenador do curso de Direito, professor Carlos Barbosa Ribeiro, a adequação das empresas à LGPD agrega valor ao seu nome, em razão da confiabilidade e do respeito ao tratamento de dados de seus colaboradores e consumidores. “Além disso, a adequação gera a organização dos dados que tramitam dentro da organização e, consequentemente, evita eventuais sanções impostas pela ANPD e ações judiciais”, explica o professor.
Para Débora Cristina Castro Martins, da área de Recursos Humanos do Aldeia das Águas Park Resort, a LGPD é um assunto novo, mas de grande importância. “Achei muito relevante e esclarecedor. Tomara que tenham mais eventos como esse”, frisou.
Advogada da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR), Cláudia Marques Bueno Faria também provou a iniciativa do UGB-FERP em promover um debate dessa natureza. “Foi um evento excelente. A CDL já está ciente disso e já vamos começar a nos adequar. É um caminho sem volta e todos terão que estão atentos às novas regras”, completou.
Além do Aldeia das Águas e CDL-VR, também participaram do evento representantes do UniFOA, Zamix, TV Rio Sul e Ambev.