Projeto do UGB-FERP é vencedor de programa da montadora Nissan
O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) foi o grande vencedor prêmio Inova-san, promovido pela montadora Nissan. O projeto “Caminho Livre” venceu na categoria Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes e contou com a participação de quatro alunos dos cursos de engenharia. O evento foi realizado na última sexta-feira, na sede da empresa, em Resende.
O Inova-san, que está em sua quarta edição, é um programa de inovação aberta e educação empreendedora, que promove um ambiente de tecnologia e colaboração para solucionar desafios reais da região Sul Fluminense. Este ano o evento contou com 51 projetos inscritos, de 24 instituições, com a participação de 731 alunos. Ao todo 16 cidades foram impactadas na região Sul Fluminense.
A temática visa transformar a região Sul Fluminense em um modelo de inovação urbana, onde a tecnologia e a mobilidade se encontram para criar ambientes mais eficientes, seguros e inclusivos, fomentando assim esse espaço para ajudar a transformar os municípios em cidades inteligentes.
Um dos integrantes da equipe vencedora, Yuri Neville, aluno do 8º período do curso de Engenharia Mecânica, destacou a importância do “Caminho Livre” para os usuários e comemorou a conquista do prêmio.
“Nosso projeto é um aplicativo inovador voltado para a inclusão social de pessoas com deficiência visual. O aplicativo permite que essas pessoas se locomovam de forma segura e independente em ambientes internos. Utilizando mecanismos avançados de inteligência artificial, o App traça o melhor caminho até o destino escolhido pelo usuário, sem a necessidade de auxílio de outras pessoas. Nosso objetivo é proporcionar maior autonomia e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, promovendo a inclusão social por meio da tecnologia. Ganhar este prêmio é uma confirmação de que estamos no caminho certo para ajudar a transformar vidas e construir um mundo mais acessível para todos”, afirmou Neville.
A equipe, que estava acompanhada do coordenador do curso de Engenharia Mecânica, João Hoppe, também foi composta pelos acadêmicos Lhorran Teixeira Henrique (Engenharia Mecânica), Kaue Loreno Lopes (Engenharia de Software) e Maria Fernanda Nunes (Engenharia de Produção).
O PROJETO
O projeto "Caminho Livre" tem como propósito principal capacitar pessoas com deficiência visual a se deslocarem de forma autônoma e segura em ambientes internos. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido um sistema de aplicação que se baseia na instalação estratégica de sensores de presença/proximidade, fornecidos e instalados pela nossa empresa em empresas parceiras. Esses sensores, conectados à internet, serão distribuídos pelo ambiente para mapeá-lo detalhadamente. Cada sensor funcionará como um ponto de referência único no espaço, essencial para a determinação precisa da localização do usuário.
Legenda da foto – Divulgação
Alunos desenvolveram o projeto “Caminho Livre”, que venceu na categoria Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes