UGB-FERP inicia sétima edição do projeto Cine Debate
O Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) iniciou nesta terça-feira, dia 18, a sétima edição do projeto Cine Debate, no campus Volta Redonda. Este ano são esperados 1.778 alunos do 3º ano do ensino médio, de escolas das redes municipal e estadual de Volta Redonda, Barra Mansa e Pinheiral. No primeiro dia participaram alunos do CIEP Professora Glória Roussin, do Retiro, e Colégio J.B. Athayde, da Vila Americana, que assistiram ao documentário “Nunca me sonharam”. Após a projeção, os alunos participaram de um debate e, em seguida, receberam um material e trabalharam questões com as competências exigidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e o tema do filme. Todos os participantes receberam lanche e brindes.
O longa-metragem retrata os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do ensino médio nas escolas públicas do Brasil. Gestores, professores e especialistas dão depoimentos muito precisos, mas são sobretudo os alunos que mostram que têm voz e iniciativa para promover mudanças, basta que suas ideias e opiniões sejam ouvidas e levadas em consideração. “Nunca me sonharam” reflete sobre o valor da educação, mostra que é preciso deixar os jovens sonharem e que os sonhos deles podem, sim, fazer do Brasil um país menos desigual.
Wellington Silva, de 18 anos, aluno do Colégio J.B. Athayde, afirmou que o momento vivido no evento foi bastante motivador. “O que vi aqui me fez lembrar um projeto que fazemos na escola. Isso serviu para a gente nunca desistir de nossos sonhos. Os obstáculos que encontramos no nosso caminho são muitos, com pessoas que nos colocam para baixo, mas não podemos nos abater. Mesmo diante das dificuldades, temos que sonhar e nunca desistir, seguir firme e forte que um dia alcançaremos nosso objetivo, disse o jovem.
Professor de História, Rafael acompanhou um grupo de alunos e se emocionou ao falar de sua trajetória e a identificação com o tema escolhido no Cine Debate. “Só fui me formar professor com 34 anos. Entrei na faculdade tarde por conta das dificuldades da época. Mas nunca desisti e fui em busca do meu sonho, que era ser professor. Hoje eu entro na sala de aula para me divertir, para fazer aquilo que mais gosto na vida, que é dar aula. O que os jovens precisam é saber fazer suas escolhas para no futuro ser um profissional feliz”, destacou o professor.
Nesta quarta-feira, dia 19, a partir das 8h, o projeto recebe estudantes do Colégio Estadual Brasília, Colégio Estadual Rio Grande do Norte e Colégio Estadual Rio de Janeiro. As atividades serão realizadas no Auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda.