UGB-FERP sedia a 1ª Conferência Municipal e Regional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde
O UGB-FERP sediou nos dias 07 e 08 de junho a 1ª Conferência Municipal e Regional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. O evento, que aconteceu no Auditório Milton Carlos, no campus Volta Redonda, foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e reuniu cerca de 200 pessoas, entre trabalhadores, usuários e gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) dos municípios que compõem a região do Médio Paraíba.
A conferência debateu a temática proposta pela 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES): “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”. O objetivo é a valorização dos trabalhadores do SUS, dando visibilidade a esses profissionais, bem como à luta por seus direitos e realização no trabalho, reconhecendo o valor das pessoas que fazem o SUS acontecer, atendendo às necessidades da população usuária.
A pró-reitora de Assuntos Acadêmicos do UGB-FERP, Elisa Alcantara, abriu o evento dando boas-vindas aos participantes de destacando a importância do tema. “O UGB está muito honrado em abrigar a primeira conferência, que vai levantar propostas que visam melhorar a qualidade de vida do trabalhador da saúde, que cuida de tantas pessoas. E a gente precisa pensar em quem vai cuidar desses trabalhadores? Estamos muito orgulhosos por ter vários cursos na área da saúde e pela nossa preocupação e o desejo que cada vez mais os profissionais da saúde tenham reconhecimento e as condições de trabalho adequadas, sobretudo no contexto do SUS, que é tão importante na sociedade brasileira”, frisou Elisa.
Também participaram da mesa de abertura da conferência a superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Cida Diogo; a secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha; a coordenadora de Educação Permanente em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, Adriana Justo; a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Volta Redonda, Maria do Carmo Carbogim, a Carminha; a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Daniele Moreti, que estava com o representante regional do conselho, Jayme Filho; a presidente da Comissão Intergestores Regional (CIR), Sônia Regina de Paula; a representante da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, Joseane Aparecida Duarte; e o presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Eduardo Prado.