5/27/2024

O UGB-FERP sediou na sexta-feira e sábado, dias 24 e 25, no campus Volta Redonda, a 6ª Conferência Municipal das Cidades. O evento, que aconteceu no Auditório Milton Carlos, é promovido pela prefeitura, por meio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), e teve como tema “Debater para transformar – A cidade onde você vive na cidade onde você sonha viver”.

O evento é preparatório para a sexta edição da Conferência Nacional das Cidades. O tema da edição nacional da Conferência das Cidades será “Construindo a política nacional de desenvolvimento urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, a fim de debater e elaborar propostas para enfrentar os problemas centrais do desenvolvimento urbano.

Para o prefeito Antonio Francisco Neto, que também é presidente do CMDU, a Conferência Municipal das Cidades é uma oportunidade única para se debater propostas a fim de se encontrar soluções para os desafios urbanos da contemporaneidade. “Nosso compromisso é fazer de Volta Redonda a cidade em que sonhamos viver, e a Conferência das Cidades vai reunir pessoas comprometidas e capacitadas a apresentarem propostas que poderemos implementar no futuro, e apresentar no evento nacional”, frisou Neto

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB-FERP), Andréa Auad, participou do evento junto com professores e destacou a importância do tema. “A Conferência Municipal da Cidade é, tradicionalmente, um momento de encontro e interação, de pactuação coletiva das principais e mais urgentes questões urbanas. Volta Redonda é uma referência regional e somos orgulhosos de trabalhar e viver aqui ou em seu entorno. Cidade já muito complexa, enfrenta, no cotidiano, questões relacionadas à desigualdade social e ao acesso à Urbanidade, culturalmente marcantes nas cidades brasileiras”, afirmou Andréa, que parabenizou os organizadores.

“Parabenizamos o corpo técnico da Prefeitura de Volta Redonda, especialmente ao secretário Abimailton Pratti, por serem pioneiros em nossa região a realizar a 6ª Conferência. Parabenizamos também a todos os envolvidos na organização e aos participantes”, completou a coordenadora.

A Conferência contou ainda com a participação do deputado estadual Munir Neto, representantes do Ministério das Cidades, do IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda), Câmara Municipal, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ).