Vale do Café: a riqueza do Sul Fluminense
O Sul Fluminense sempre se notabilizou por ser um grande pólo econômico do interior do Estado do Rio de Janeiro. E o que muitos não sabem é que essa característica vem de muito tempo. Conhecida como “Vale do Café”, essa região tem uma enorme importância para a histórica do Brasil e representou um período de grandes transformações nas políticas econômicas do país.
“A região chegou a produzir 75% da produção mundial. Culturalmente, a região recebeu fortes influências dos indígenas que já existiam aqui, dos imigrantes europeus e dos africanos que vieram escravizados e também trouxeram sua grande riqueza cultural”, afirma Antônio Carlos, professor do curso de História do UGB-FERP.
Segundo o professor, até hoje o Sul Fluminense se beneficia desse período, principalmente na área do turismo. “A região tem passado por um grande processo de revitalização do turismo histórico com as fazendas históricas, a criação de museus e a rotas de experiências culturais, onde os turistas podem experimentar cafés especiais e conhecer a sua história. Esse turismo histórico tem sido um forte impulsionador econômico da região”, atesta.
Antônio Carlos salienta que alguns momentos importantes da história se passam por essa região e, possivelmente, o mais significativo foi a chegada das Estradas de Ferro D. Pedro II, em 1864. “Essa ferrovia cortava várias cidades da região ligando o Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. Durante muitos anos o entroncamento ferroviário localizado em Barra do Piraí foi o maior e mais importante de América Latina. Atualmente a antiga Estrada de Ferro D. Pedro II é uma concessão da MRS Logística e é o principal vetor de transporte no minério de ferro da CSN”, explica.
Por fim, o professor faz um convite àqueles que ainda não conhecem o Vale do Café para que não percam essa grande oportunidade. “O Vale do Café é uma região muito rica em história e cultura e precisa ser conhecida. Conhecer o Vale do Café é conhecer uma importante parte da história do Brasil”, frisa Antônio Carlos.
Foto: Fazenda São João da Prosperidade/Barra do Piraí
Crédito: Portal Vale do Café – www.portalvaledocafe.com.br