Trabalhos de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB destacam compromisso socioambiental

15 de December de 2025
Por: Sidcley Porto

No último dia 13 de dezembro aconteceram as bancas de Trabalho Final de Graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB-FERP, referentes ao ano letivo de 2025. As apresentações evidenciaram a qualidade técnica e o compromisso social dos concluintes, com destaque para projetos de viés socioambiental. Entre os trabalhos apresentados, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do estudante Luis Antônio Lima Neves alcançou nota máxima na banca, sendo reconhecido pela excelência tanto na forma quanto no conteúdo. O projeto teve orientação dos professores Andrea Auad, Carlos Baião, Damiana Almeida e Denys Pio.

A coordenadora do curso e supervisora dos trabalhos de curso, Andrea Auad, afirmou ter ficado emocionada com o nível dos trabalhos apresentados. Segundo ela, a organização e a contemporaneidade presentes no projeto de Luis Antônio Lima Neves, representam uma busca dos concluintes deste ano. “É um orgulho para nós colocarmos na vida profissional alunos que saem da graduação com um compromisso social e ambiental dessa envergadura”, destacou.

O TCC de Luis Antônio foi fundamentado em estudos acadêmicos e históricos sobre a Pedreira da Voldac, em Volta Redonda, e propõe a requalificação da área como espaço de recuperação e proteção ambiental, por meio da implantação de um parque e de um museu a céu aberto. A proposta busca garantir a preservação do local, aliando conservação ambiental, cultura e pesquisa científica.

De acordo com Luis Antônio, o projeto prevê "a implantação de pavilhões voltados à cultura, à pesquisa científica e à arte, inclusive com o uso de materiais reciclados, todos integrados à paisagem existente e comprometidos com a proteção da fauna e da flora locais. Entre as espécies destacadas está a coruja-jacurutu, residente na região".

O trabalho também aponta a necessidade de uma estrutura de gestão própria, com a participação do poder público, universidades e representantes da sociedade civil, além de mecanismos de captação de recursos, visando à manutenção contínua do espaço e à consolidação da pedreira como um equipamento cultural, científico e ambiental de referência para o município.

Presente na apresentação, José Maria da Silva, o Zezinho, do Movimento Ética na Política (MEP), ressaltou o histórico de produções acadêmicas sobre a área. “O UGB, desde 2021, vem provocando novos olhares para esse espaço por meio de seus alunos de Arquitetura e Urbanismo. Já são cerca de 12 trabalhos desse gênero. O acadêmico conseguiu, com o projeto, garantir a preservação da fauna e da flora do local”, afirmou.

Outro representante do MEP, Pedro Paulo Bichara, também elogiou o trabalho. Segundo ele, a proposta fortalece a defesa da preservação da Pedreira da Voldac. “Ficou ótimo. Os detalhes dão vida ao projeto e ajudam a proteger uma área histórica de Volta Redonda”, disse.

Além do destaque acadêmico, Luis Antônio será sempre lembrado por sua expressiva contribuição institucional ao UGB, com participação ativa como presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), em Projetos de Iniciação Científica (PIC) e em campanhas coletivas do centro universitário.