A formação docente é uma temática educacional de enorme relevância, pois as universidades têm a responsabilidade de formar profissionais que são agentes de transformação social (FREYBERGER, 2005); no entanto tem se discutido o distanciamento existente entre o contexto de formação e do trabalho docente, evidenciando uma insatisfação crescente com os atuais modelos de sua formação.
O PIBID já se consolidou como espaço de articulação entre teoria e prática, possibilitando a troca de experiências e qualificação da formação inicial e continuada de professores. Além disso, tem sido constante a busca por diferentes formas de aprender e ensinar, que inclui o trabalho interdisciplinar, o uso de metodologias ativas e a inserção de novas tecnologias no cotidiano da Educação Básica.
O UGB/FERP não poderia ficar fora desse processo pois há quase meio século mantém a tradição de formar professores com excelência comprovadamente reconhecida na região. Portanto, desde 2013 participamos desse programa que tem trazido grandes contribuições à formação de nossos futuros docentes, bem como a implementação de experiências significativas e inovadoras no cotidiano das escolas públicas.
O PIBID tem um potencial transformador que pode beneficiar sujeitos e instituições, favorecendo a formação profissional dos licenciandos e criando possibilidades para a constituição de um espaço privilegiado de trabalho e formação.
Dessa forma sentimos a necessidade de organizar essa revista para compartilhar e discutir nossas experiências e ações com suas diversas implicações nos processos de ensinar e aprender.
As contribuições dos nossos pibidianos dos cursos de licenciatura em Biologia, Letras, História e Matemática, reunidos no nosso primeiro número focalizam diferentes olhares sobre as experiências vivenciadas no Programa com um objetivo comum: analisar a escola como espaços de práticas que possibilitam experimentar outros sentidos para os saberes acadêmicos no seu cotidiano e talvez, quem sabe, outro sentido para a escola.
Elizabeth Nair Duarte Soares
Coordenadora Institucional do PIBID