O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem a finalidade de apoiar a formação de estudantes dos cursos de licenciatura e contribuir para elevar a qualidade da educação básica nas escolas públicas. O programa está estruturado em subprojetos definidos por área de conhecimento (subprojetos de Ciências Biológicas, História, Letras e Matemática) e coordenados por um professor dos cursos de licenciatura participantes. As equipes de cada subprojeto são constituídas por estudantes de graduação e professores das escolas públicas de educação básica participantes, na proporção de um professor e 10 estudantes de uma mesma área por escola. O programa é mantido pela Diretoria de Educação Básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e, na UGB, pela Pró-Reitoria de Assuntos Acadêmicos (PROAC).
O objetivo geral do PIBID é desenvolver, de forma compartilhada e colaborativa, atividades que auxiliem na formação inicial dos licenciandos e incidam de forma positiva na melhoria do processo de ensino - aprendizagem dos alunos da escola pública.
O PIBID no UGB/FERP teve início no ano de 2014, com a implantação de quatro subprojetos: Biologia, História, Letras e Matemática em três escolas públicas do município de Volta Redonda, envolvendo trinta e nove acadêmicos e nove professores do UGB e das escolas parceiras. O programa concede bolsas a coordenadores, supervisores e alunos de licenciatura participantes dos subprojetos desenvolvidos.
O PIBID promove mudanças qualitativas na formação universitária de professores através do processo de valorização dos cursos de licenciatura e da aproximação entre universidade e escolas da Educação Básica.
Os acadêmicos bolsistas inseridos nas escolas, vivenciam o seu cotidiano e cooperam para a realização de práticas pedagógicas, sob a orientação de professores do UGB e supervisão de professores da área do subprojeto em cada escola. Essa ação está baseada numa perspectiva de formação para a docência, na qual os saberes produzidos por meio da experiência e reflexão são enfatizados.