UGB-FERP recebe aula inaugural do projeto “Diploma Cidadão"
Na noite desta segunda-feira (24), foi realizada a aula inaugural do projeto “Diploma Cidadão”, que oferece curso superior gratuito a pessoas com deficiência (PCD). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP) e a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD). O evento ocorreu no Auditório I do campus de Volta Redonda e marcou o início das atividades acadêmicas para 86 alunos matriculados. As aulas serão ministradas no período noturno, no próprio UGB, garantindo acessibilidade e inclusão aos novos universitários.
O aluno Luiz Henrique Oliveira, que está no último período do curso de Administração e é surdo, compartilhou sua história de superação para incentivar os novos ingressantes. “Trabalhava como mecânico e fui incentivado pela minha esposa a mudar de profissão. No início, relutei, mas me convenci e iniciei os estudos. Quero agradecer à prefeitura e ao UGB por essa oportunidade. Apesar das dificuldades, vale a pena o esforço. Não desistam”, declarou.
Outra aluna, Priscila Oliveira, que é cega e está iniciando os estudos, também exaltou a relevância do projeto. “Estou muito motivada e queria agradecer por essa oportunidade de estudar e me preparar para o mercado de trabalho. Este é um momento muito importante para todos nós”, ressaltou.
Durante a cerimônia, a pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcantara, destacou o compromisso da instituição com a inclusão e a importância do projeto. “Muito antes de receber o projeto, o UGB sempre se notabilizou por ter um olhar atento para a questão da inclusão. Inclusive, neste ano, esse foi o tema do nosso simpósio acadêmico. Implantar o Diploma Cidadão foi um desafio, mas também um orgulho. Nos adaptamos com a ajuda de professores, coordenadores e diretores, e ficamos felizes por poder transformar vidas”, afirmou.
O prefeito Antonio Francisco Neto também participou da solenidade e destacou o impacto positivo do projeto. “Somos muito gratos ao UGB por essa parceria. Quero agradecer a todos os profissionais que abraçaram essa causa. Sei que é difícil, mas não desistam. Em julho próximo, 28 alunos da primeira turma estarão se formando, e eu prometo que todos serão empregados, seja no setor público ou na iniciativa privada. E farei o mesmo com as próximas turmas. A única coisa que peço é que jamais desistam”, concluiu.
O evento contou com a presença do secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, da subsecretária Eliete Vasques, além de diretores, coordenadores e professores do UGB.