8/20/2025

O reitor do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Dr. Francisco Sampaio, foi homenageado pela Câmara Municipal de Volta Redonda na noite desta terça-feira, dia 19. Durante a sessão solene, ele recebeu uma Moção de Congratulações e Aplausos, proposta pelo vereador Rodrigo Furtado, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela instituição à cidade e à região.

Um dos principais motivos da homenagem foi a formatura da primeira turma exclusiva do curso de graduação em Administração para Pessoas com Deficiência (PCDs), realizada no último dia 15, em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda. O projeto é pioneiro e garantiu formação 100% gratuita para 25 alunos.

Em seu discurso, o vereador destacou o papel do reitor à frente da instituição. “Meu pai sempre dizia: dai honra a quem tem honra. O Dr. Francisco Sampaio realiza um trabalho fantástico no UGB. Tivemos em Volta Redonda a primeira turma de PCD totalmente gratuita, que mostrou que é possível sonhar e alcançar, contribuindo de forma significativa para a inclusão social. Além disso, é importante destacar o investimento que o UGB vem fazendo na área da saúde, com a implantação do primeiro curso de Medicina da região, que vai ampliar o acesso da população e suprir a carência de médicos nos municípios. É uma moção merecida. Eu escolho a dedo quem homenageio. Por fim, meus agradecimentos também a toda a equipe acadêmica, que faz do UGB um centro de referência em educação superior”, afirmou.

Reconhecimento e novos investimentos

Ao agradecer a homenagem, em pronunciamento na tribuna, Dr. Francisco Sampaio destacou o compromisso social e os investimentos que o UGB vem realizando. “Recebo esta homenagem com alegria e gratidão. O UGB completa 57 anos de atividades ininterruptas, oferecendo bolsas de estudos em diferentes percentuais, inclusive gratuitas. Na última semana, formamos 25 administradores PCDs em um curso totalmente custeado pela instituição. Também desenvolvemos metodologias próprias para deficientes auditivos e visuais, sempre com bolsas integrais. Criamos ainda grupos de assistência jurídica, psicológica e nutricional, gratuitos e abertos à comunidade”, destacou.

O reitor lembrou ainda da criação do Centro de Ciências da Saúde e da expectativa para o início do curso de Medicina, previsto para março de 2026, no campus Barra do Piraí. “Nosso objetivo é ampliar o acesso à saúde e formar profissionais qualificados que possam atender à região. O UGB não tem fins lucrativos; nosso interesse é garantir a sustentabilidade e continuar investindo em projetos que cumpram nossa função social”, concluiu.

O evento contou ainda com a presença da pró-reitora de Assuntos Acadêmicos, Elisa Alcântara, do diretor do Instituto de Gestão e Humanidades (IGH), Júlio Dias, e do diretor do Instituto de Tecnologia e Engenharia (ITE), Gustavo de Paiva.