XX Jornada de Iniciação Científica destaca inovação e inclusão
Com o tema “Gente que sabe, faz e inova lado a lado”, o UGB no último sábado, dia 8, a XX Jornada de Iniciação Científica (JORNIC 2025), no Auditório 3, no campus Volta Redonda. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (PROPPEX), reuniu estudantes, professores e pesquisadores em um ambiente de valorização da produção científica.
A solenidade de abertura contou com a participação do professor Dr. Anderson de Oliveira Ribeiro, que deu boas-vindas aos presentes, destacando a importância da pesquisa científica como instrumento de transformação social. Em seguida, o reitor Dr. Francisco Sampaio fez uso da palavra, ressaltando o compromisso institucional do UGB com a inovação, o desenvolvimento acadêmico e a formação de profissionais comprometidos com a sociedade.
A programação seguiu com a palestra “O que estamos falando quando falamos de inclusão?”, ministrada pelo professor Dr. Alexandre Batista, que abordou reflexões sobre diversidade, acessibilidade e o papel da universidade na construção de uma sociedade mais justa.
Durante o evento, também foram realizadas homenagens a docentes que se destacaram na produção científica e no incentivo à pesquisa. Entre os cinco professores que mais publicaram estão Dr. Francisco Sampaio, Me. Rafael Teixeira dos Santos, Dra. Aline Mallet, Dra. Kamila de Oliveira do Nascimento e Dra. Adriana Lau da Silva Martins.
Foram homenageados ainda os professores que mais aprovaram projetos no Programa de Iniciação Científica (PIC) ao longo da história do UGB: Dra. Janaína Torres, Me. Valmir Torres, Dr. Anderson Ribeiro, Dra. Andréa Auad, Me. André Ricardo, Me. Diana da Silva, Dra. Geisi Marine, Dra. Simone de Medeiros, Dra. Adriana Lau da Silva Martins, Dr. Fábio Gonçalves e Dr. Felipe Cruz.
Encerrando a jornada, houve a apresentação de trabalhos científicos e uma exposição de pôsteres no hall, onde o público pôde conhecer os projetos desenvolvidos em diferentes áreas do conhecimento.
CRESCIMENTO
O diretor da JORNIC, professor Dr. Anderson Ribeiro, ressaltou a importância de alcançar a vigésima edição do evento e destacou o crescimento da pesquisa dentro da instituição.
“É um momento muito especial, um desafio dado pelo nosso reitor, Dr. Francisco Sampaio, que é organizar a vigésima JORNIC, um evento muito importante para a nossa instituição, que celebra a pesquisa e inovação de forma colaborativa. É um momento muito especial da minha carreira, em particular, e do UGB, que chega aos vinte anos na formação de jovens na pesquisa”, ressaltou Ribeiro.
A JORNIC 2025 contou com 132 trabalhos de Iniciação Científica, 12 de Pós-Graduação, 17 pôsteres, 9 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) e uma exposição temática, demonstrando a amplitude e a diversidade das produções acadêmicas.
Anderson também enfatizou a grande inserção acadêmica do UGB, que tem se destacado em eventos científicos nacionais, como o Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), do qual a instituição participa ativamente todos os anos.