Objetivos

O objetivo do curso de Administração consiste na formação de profissionais que dominem o saber técnico da Administração, conscientes do dever social que possuem ligados à capacidade crítica e analítica dos fenômenos administrativos e sociais, aliados á pesquisa e a extensão primando pela manutenção de valores éticos e morais no exercício da profissão.

Atuação

As áreas de atuação do profissional em Administração são bastante amplas. O profissional administrador poderá exercer a profissão nas áreas de Administração Financeira; Administração de Materiais/Logística; Administração Mercadológica/Marketing; Comércio Exterior; Agronegócio; Administração da Produção; Administração e Seleção de Pessoal/Recursos Humanos; Relações Industriais; Orçamento; Organização, Sistemas e Métodos e Programas de Trabalho, como:

  • Profissional liberal;
  • Auditor de gestão;
  • Árbitro em processos de arbitragem;
  • Perito judicial e extrajudicial;
  • Assessor e consultor em administração;
  • Gestor em Agronegócio;
  • Gestor em Comércio Exterior;
  • Analista de administração;
  • Servidor público federal, estadual, municipal e autárquico;
  • Funcionário em sociedades de economia mista, empresas estatais e paraestatais;
  • Colaborador em empresas privadas;
  • Responsável técnico por empresas prestadoras de serviços de administração para terceiros;
  • Professor, exercendo o magistério em matérias técnicas nos campos da Administração em qualquer ramo de ensino técnico e superior;
  • Pesquisador/escritor na área de administração;
  • Administrador de empresas, organizações/instituições;
  • Ocupante de cargos de gerência ou direção, intermediária ou superior, em órgãos da administração pública ou em entidades privadas.

Diferenciais

  • Corpo Docente com experiência no mercado de trabalho;
  • Inter-relacionamento entre Discentes, Docentes e Coordenação do Curso;
  • Projeto Pedagógico do Curso materializado nos objetivos educativos, apresentando uma proposta curricular interdisciplinar;
  • Elevado número de empresas conveniadas para estágio;
  • Facilidade de inserção no mercado de trabalho;
  • Articulação da teoria com a prática;
  • Visitas Técnicas;
  • Programa de Monitoria;
  • Projetos de Iniciação Científica;
  • Projetos de Extensão à Comunidade;
  • Sala de Metodologias Ativas;
  • Laboratório de Tecnologia e Inovação;
  • Biblioteca física e virtual

Recursos

  • Salas de Aulas (adequadas para as aulas do curso)
  • Biblioteca
  • Laboratórios de Informática
  • Auditório
  • Sala de Metodologias Ativas
  • Laboratório de Tecnologia e Inovação
  • UGB Junior

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

1º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária

Contabilidade(2)

80

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Administração

40

Matemática I (2)

80

Teoria Geral da Administração (2)

80

Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa - MTEP

40

Português Instrumental

40

Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem na Administração(1) (4)

60

SUBTOTAL 420

2º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária

Contabilidade Gerencial (2)

80

Direito Público e Privado (2)

80

Matemática II (2)

80

Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional(2)

80

Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Educação Ambiental(1) (4)

60

SUBTOTAL 380

3º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária

Administração de RH(2)

80

Economia(2)

80

Estatística(2)

80

Organização Sistemas e Métodos

40

Gestão de Serviços

40

Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Relações Etnico-Raciais(1) (4)

60

SUBTOTAL 380

4º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais(2)

80

Introdução ao Marketing(2)

80

Gestão de Risco e Compliance(6)

80

Gestão da Qualidade(2)

80

Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem - Direitos Humanos(1) (4)

60

SUBTOTAL 380

5º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária

Administração da Produção(2)

80

Administração de Sistemas de Informação(2)

80

Empreendedorismo e Inovação(6)

80

Matemática Financeira(2)

80

Marketing Aplicado

80

SUBTOTAL 400

6º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária

Controladoria Financeira e Orçamentária(2)

80

Mercado Financeiro e de Capitais(2)

80

Planejamento Estratégico(2)

80

Direito Empresarial e Tributário(2)

80

Elaboração de Projeto de Pesquisa - EPP

40

SUBTOTAL 360

7º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária

Jogos Empresariais 

40

Legislação Trabalhista e Previdenciária

40

Logística Empresarial Integrada

40

Negociação Aplicada

40

Tópicos Especiais(6) (3)

80

Orientação de TCC

20

SUBTOTAL 260

8º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária

Vivência Empresarial(6)

80

Comércio Exterior

40

Administração de Projetos(2)

80

Libras / Oratória (Optativa)

40

Projeto de Extensão à Comunidade - PEC(1) (4)

60

SUBTOTAL 300

QUADRO RESUMO

QUADRO RESUMO TOTAL
Conteúdos Curriculares 2880
Atividades Complementares(5) 100
Estágio Curricular Supervisionado 200
TOTAL GERAL 3180


OBSERVAÇÕES:

(1) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.

(2) Componente Curricular articulado com metodologias ativas sendo 20 horas aplicadas por meio da sala de aula invertida.

(3) Componente curricular articulado com a extensão sendo 20 horas de atividade extensionista.

(4) Componente curricular articulado com a extensão sendo 40 horas de atividade extensionista.

(5) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.

(6) Componente Curricular articulado com metodologias ativas sendo 40 horas aplicadas por meio da sala de aula invertida.



"Os componentes curriculares podem ser alterados conforme ajuste no Projeto Pedagógico do Curso"

Outros Cursos