Por que Cursar?
Tempos de pandemia, papel do biólogo é fundamental para confecção de vacinas do Covid-19
Em 2020, o Mundo parou por conta da pandemia do Covid-19. Desde o início do ano, milhões de vidas foram ceifadas pela doença. Em diversos países, foi iniciada uma verdadeira corrida contra o tempo nos laboratórios para conseguirem encontrar uma vacina capaz de conter o vírus. São profissionais de diversos segmentos trabalhando incansavelmente, entre eles o biólogo, que tem papel determinante nesse processo. Coordenadora do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB/FERP), Altagratia Chiesse destaca a importância e a contribuição que esses profissionais vêm dando em diversos países. Segundo ela, no Brasil, por exemplo, em vários laboratórios de saúde pública (LACENs) e em centros de pesquisa e desenvolvimento de vacinas e soros de referência internacional (Fiocruz, Institutos Adolfo Lutz, Evandro Chagas e Butantan) os quadros de profissionais incluem biólogos de elevado nível e qualificação trabalhando e coordenando várias etapas de pesquisa e produção. “Além da atuação na pesquisa direta com vacinas e soros, o trabalho realizado por biólogos nas vigilâncias epidemiológicas e também na área de saúde, tanto nas redes estaduais quanto municipais, mostra a grande relevância desses profissionais nas equipes que atuam na tomada de decisões e projeções sobre o comportamento e evolução da Covid-19 no Brasil”, destaca a coordenadora.
Ampla área de atuação
Altagratia ressalta que, além dos laboratórios, os biólogos podem atuar em diversas áreas, como professor e consultor/articulador, elaborando material didático e de treinamento. Podem trabalhar também na área de pesquisa científica (básica e aplicada), em instituições públicas e privadas em várias áreas da biologia, com Meio Ambiente, Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção. A coordenadora explica que o curso de Biologia fornece ao aluno uma base preparatória para que dê continuidade em sua formação profissional e ingresse em cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado, potencializando suas oportunidades no mercado de trabalho. “Além disso, em todas as escolas das redes pública e privada encontramos professores formados no UGB. Em vários laboratórios de clínicas e hospitais, em órgãos municipais (Secretarias, Zoológico) temos biólogos formados em nossa instituição. Nos setores ambientais das indústrias (CSN) também. Estamos presentes em todas as áreas da com profissionais qualificados e habilitados”, pontuou Altagratia
Objetivos
O curso forma um profissional apto para desenvolver ações educativas em espaços escolares e não escolares, planejando, organizando e desenvolvendo atividades e materiais relativos ao ensino de Biologia, sendo sua atribuição central focada para a docência na educação básica. Permite também ao profissional seguir caminhos variados como realizar estudos, projetos e pesquisas científicas em vários setores da Biologia, principalmente em Botânica, Zoologia, Ecologia, Meio Ambiente e Saúde com ênfase em Microbiologia.
Atuação
Escolas públicas e privadas da Educação Básica, centros de pesquisas e instituições ligadas à saúde, biotecnologia e meio ambiente em órgãos públicos e empresas privadas.
Diferenciais
O aperfeiçoamento das habilidades do futuro professor e pesquisador é o foco de formação de nossos acadêmicos e para isso promovemos e participamos regularmente de eventos como: Jornada de Iniciação Científica (JORNIC), fóruns, palestras e Projetos de Iniciação Científica (PIC).
O curso conta com um corpo docente muito bem qualificado, formado por mestres e doutores com experiência comprovada no mercado de trabalho, ensino e pesquisa científica com pesquisas frequentemente divulgadas em artigos e periódicos especializados. São realizadas atividades de campo e visitas técnicas para promover um aprendizado dinâmico e diferenciado.
Recursos
O curso de Ciências Biológicas conta com um conjunto de laboratórios multidisciplinares, de química, microbiologia e de botânica com instalações e equipamentos modernos que permitem a realização de aulas práticas de observação, execução de técnicas, manutenção e realização de experimentos científicos. O curso possui um herbário indexado ao catálogo de herbários nacionais. Além disso, conta com salas de aulas adequadas, biblioteca, laboratório de informática, auditórios e recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso.
Avaliação
No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).
No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.
Matriz
1º PERIODO |
|
COMPONENTES CURRICULARES |
CARGA HORÁRIA |
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM - APTA I* |
60 |
ANATOMIA E FISIOLOGIA VEGETAL |
80 |
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO |
80 |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL |
40 |
HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA |
80 |
SUBTOTAL |
340 |
2º PERIODO |
|
COMPONENTES CURRICULARES |
CARGA HORÁRIA |
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM - APTA II* |
60 |
BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR |
80 |
BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE CRIPTÓGAMAS |
80 |
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO |
40 |
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA - MTEP** |
40 |
ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS |
80 |
SUBTOTAL |
380 |
3º PERIODO |
|
COMPONENTES CURRICULARES |
CARGA HORÁRIA |
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM - APTA III* |
60 |
BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE FANERÓGAMAS |
80 |
DIDÁTICA |
80 |
FUNDAMENTOS DE QUÍMICA E BIOQUÍMICA |
80 |
ZOOLOGIA DOS VERTEBRADOS |
80 |
SUBTOTAL |
380 |
4º PERIODO |
|
COMPONENTES CURRICULARES |
CARGA HORÁRIA |
ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA |
80 |
CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
80 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA – LPP I*** |
120 |
MICROBIOLOGIA |
80 |
LEGISLAÇÃO, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL |
80 |
SUBTOTAL |
440 |
5º PERIODO |
|
COMPONENTES CURRICULARES |
CARGA HORÁRIA |
BIOSSEGURANÇA E BIOTECNOLOGIA |
80 |
FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA E BIOESTATÍSTICA |
80 |
GENÉTICA |
80 |
GEOLOGIA E PALEONTOLOGIA |
80 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA – LPP II*** |
120 |
SUBTOTAL |
440 |
6º PERIODO |
|
COMPONENTES CURRICULARES |
CARGA HORÁRIA |
ECOLOGIA |
80 |
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA |
40 |
FUNDAMENTOS DE FÍSICA E BIOFÍSICA |
80 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA - LPP III** |
120 |
PARASITOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA |
80 |
SUBTOTAL |
400 |
7º PERIODO |
|
COMPONENTES CURRICULARES |
CARGA HORÁRIA |
FUNDAMENTOS DE SISTEMÁTICA E BIOLOGIA EVOLUTIVA |
80 |
LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
40 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA - LPP IV*** |
120 |
ORIENTAÇÃO DE TCC |
20 |
TÓPICOS ESPECIAIS |
80 |
SUBTOTAL |
340 |
8º PERIODO |
|
COMPONENTES CURRICULARES |
CARGA HORÁRIA |
IMUNOLOGIA |
80 |
LEGISLAÇÃO, GESTÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL |
40 |
MORFOFISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA |
80 |
PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE - PEC* |
60 |
SUBTOTAL |
260 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (A) |
200 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERCISIONADO (B) |
400 |
QUADRO RESUMO |
|
CONTEÚDOS CURRICULARES |
2580 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
400 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
200 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO |
400 |
TOTAL GERAL |
3580 |
OBSERVAÇÕES:
Os Componentes Curriculares com 80 h são articulados com metodologias ativas sendo 60 horas em sala de aula e 20 horas aplicadas por meio de sala de aula invertida.
(*) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.
(**) Disciplinas na modalidade a distância.
(***) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 100 horas de prática pedagógica.
(A) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.
(B) Estágio Curricular Supervisionado a partir do 5º período.
Corpo docente
Nome | Titulação | Admissão | |
---|---|---|---|
Altagratia Chiesse | Doutora em Ciências Biológicas |
01/02/2001 |
|
Dimitri Ramos Alves |
Doutor em Ciências Veterinárias |
01/02/2007 | |
Luiza Angélica Paschoeto Guimarães | Doutora em Educação | 03/08/2009 | |
Olímpia Maria dos Santos | Doutora em Letras Vernáculas | 01/02/2002 | |
Alexandre Wagner Longhin |
Mestre em História |
01/04/2002 | |
Andrea Oliveira Almeida | Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | 01/08/2008 | |
Claudio Marcio do Amaral Souza | Mestre em Biotecnologia Industrial | 01/02/2008 | |
Diana dos Santos Carmo da Silva | Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas | 19/02/2002 | |
Fábio Souza da Silva | Mestre em Educação Matemática | 02/02/2009 | |
Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes | Mestre em Ensino das Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | 13/04/2011 |
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Coordenação
Altagratia Chiesse
Doutora em Ciências Biológicas
Email: altagratia@ugb.edu.br
Telefone: (24) 3345-1700