Objetivos

O objetivo da Licenciatura em Letras é formar professores de Língua (Portuguesa e Inglesa) e Literatura (de Língua Portuguesa e Inglesa), capacitados a atuar em quaisquer escolas do ensino regular (público ou privado, do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio) e em cursos livres, como cursos de idiomas e cursos preparatórios para concursos.

Sua matriz curricular possibilita reflexão crítica sobre os principais temas e questões relativos aos estudos linguísticos e literários.

Atuação

Além de atuar na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), o profissional de Letras pode trabalhar em cursos particulares de Língua Estrangeira, cursos preparatórios para concursos e na elaboração e/ou revisão de material didático de ensino de línguas. Pode ainda trabalhar na área de tradução e interpretação simultânea.

Diferenciais

O curso de Letras do UGB tem mais de 25 anos e já formou mais de 1300 profissionais de Letras que atuam como professores de instituições de Educação Básica e Educação Superior, de natureza pública ou privada. Além disso, o Curso de Letras do UGB é dinâmico e está dentro das diretrizes estipuladas pelo MEC. Assim, além de enfatizar os estudos científicos da linguagem, o curso apresenta uma série de atividades voltadas ao desenvolvimento de habilidades para a produção de textos em Língua Portuguesa e estrangeira, o que habilita o aluno a atuar não só no magistério, mas também em áreas que exijam conhecimento apurado da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa.

Recursos

O Curso possui Laboratório de Áudio e Vídeo.  Nele são apresentadas novas metodologias de ensino de língua e são produzidos materiais didáticos, o que estimula o desenvolvimento da competência comunicativa na língua inglesa. O aluno conta, ainda, com biblioteca física atualizada e com biblioteca virtual com centenas de livros disponibilizados. Além disso, conta com salas de aulas adequadas, auditórios e recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem plenamente as necessidades pedagógicas do curso. 

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

1º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADA À EDUCAÇÃO DO MEIO AMBIENTE – APTA (1)

60

DIDÁTICA BÁSICA I

60

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO I

80

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

80

PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

40

SUBTOTAL

320

2º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM À EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS - APTA (1)

60

DIDÁTICA BÁSICA II (2)

80

ESTUDOS DA LINGUAGEM

40

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO II

60

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

40

MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA - MTEP

40

SUBTOTAL

320

3º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADA  À EDUCAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS (1)

60

LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I (3)

120

POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

80

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO (2)

80

TEORIA LITERÁRIA

40

VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA

40

VOCABULÁRIO E ORALIDADE EM LÍNGUA INGLESA

40

SUBTOTAL

460

4º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E LIBRAS (2)

40

FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LITERÁRIOS

80

FONÉTICA E FONOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA (2)

80

GRAMÁTICA DO TEXTO EM INGLÊS

60

LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA II (3)

120

LINGUÍSTICA FORMAL

40

SUBTOTAL

420

5º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

150

FONÉTICA DA LÍNGUA INGLESA

80

LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA III (3)

120

LINGUÍSTICA CONTEMPORÂNEA

80

LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA - POESIA E PROSA (2)

80

MORFOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

80

SUBTOTAL

590

6º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

DIDÁTICA CONTEMPORÂNEA EM LÍNGUA INGLESA (2)

80

ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

40

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

150

LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA IV (3)

120

LITERATURA BRASILEIRA - PROSA MODERNA E CONTEMPORÂNEA (2)

80

MORFOSSINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

80

SUBTOTAL

550

7º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

200

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (2)

60

LITERATURA BRASILEIRA - POESIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

80

LITERATURA E MÍDIA EM LÍNGUA INGLESA (2)

80

ORIENTAÇÃO DE TCC

20

SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

80

TÓPICOS ESPECIAIS

40

SUBTOTAL

560

8º PERIODO

COMPONENTES CURRICULARES

CARGA HORÁRIA

CONCEPÇÕES DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

40

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

200

GAMIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA (2)

80

LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA

80

PEC - PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE (1)

60

SEMÂNTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

80

ATIVIDADES COMPLEMENTARES (4)

200

SUBTOTAL

740

QUADRO RESUMO

CONTEÚDOS CURRICULARES

2660

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

400

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

200

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

700

TOTAL GERAL (Incluindo 410 h de atividades de extensão nos respectivos componentes curriculares sob a legenda (1)  e (2). )

3960

OBSERVAÇÕES:

(1) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.

 (2) Componente curricular articulado com a extensão sendo 25 horas de atividade extensionista.

 (3) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 100 horas de prática pedagógica.

 (4) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso

Corpo docente

NOME

TITULAÇÃO

ADMISSÃO

Alexandre Batista da Silva

Doutor em Letras

02/05/2006

Denise Schetino Bastos

Doutora em Letras

01/02/2013

Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Doutora em Educação

03/08/2009

Daniela Natividade  da Silva Ferreira

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente

01/02/2012

Diana dos Santos Carmo da Silva

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas

19/02/2002

Elisa Andrade Costa

Mestre em Letras

12/02/2019

Elizabeth Nair Duarte Salgado Soares

Mestre em Educação

01/03/1979

Fabio Elionar Carmo Souza

Mestre em Letras

01/02/2003

Paulo Lúcio S. Lima

Mestre em Literaturas de Língua Inglesa

20/05/2004

Nayara  Silva de  Alcântara

Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente

01/02/2012

Mônica Cristina Barbosa de Oliveira

Especialista em Docência do Ensino Superior

18/02/2010

Ver mais

 

 

Coordenação

Alexandre Batista da Silva

Doutorando em Letras Vernáculas

Email: alexandrebatista@ugb.edu.br

Telefone: (24) 3345-1700

Outros Cursos