Objetivos
O curso de Bacharelado em Educação Física do UGB/FERP tem como objetivo formar profissionais de educação física empreendedores, conscientes e éticos, para intervenção nos campos da saúde, do lazer, do esporte e da cultura, tendo como referência o contexto social e econômico regional em uma visão globalizada.
Atuação
O bacharel em Educação Física pode atuar como professor em clubes, academias de ginástica, empresas, clínicas, hospitais, hotéis, parques, meios de comunicação. Também pode atuar de forma autônoma em empresas próprias ou prestando consultoria.
Diferenciais
O currículo do curso de Educação Física do UGB é moderno e atualizado e o corpo docente altamente qualificado. Além disso, possui uma excelente estrutura física própria para o desenvolvimento das habilidades motoras, esportivas e de lazer próprias do curso.
Matriz
1º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Aprendizagem Motora e Desenvolvimento Humano | 80 |
Atividades Práticas Transversais De Aprendizagem Aplicada à Educação Ambiental(1) | 100 |
Anatomia - Sistemas | 60 |
Biologia Geral | 40 |
Filosofia e Sociologia Aplicada | 40 |
Psicologia Aplicada | 40 |
Português Instrumental | 40 |
Subtotal | 400 |
2º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Anatomia - Músculo Esquelético | 60 |
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem Aplicada às Relações Étnico- Raciais (1) | 100 |
Bioestatística e Epidemiologia | 40 |
Bioquímica | 40 |
Cinesiologia e Biomecânica | 80 |
Fisiologia Geral | 80 |
Fisiologia Geral | 40 |
Subtotal | 440 |
3º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem Aplicada aos Direitos Humanos(1) | 100 |
Ética na Educação Física | 40 |
Fisiologia do Exercício | 60 |
Fundamentos dos Esportes - Atletismo | 80 |
Fundamentos dos Esportes - Futebol/Futsal | 80 |
Fundamentos dos Esportes - Basquetebol/Handebol | 80 |
História da Educação Física | 40 |
Subtotal | 480 |
4º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem aplicada Educação à Educação Física (1) | 100 |
Fundamentos dos Esportes - Atividades Aquáticas | 80 |
Fundamentos dos Esportes - Lutas | 80 |
Fundamentos dos Esportes - Voleibol e Esportes de Raquete | 80 |
Projeto Integrador I | 40 |
Teoria e Prática do Lazer, Esporte e da Cultura | 40 |
Subtotal | 420 |
5º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Esporte e Pessoa com Deficiência | 40 |
Fundamentos das Atividades Rítmicas e Expressivas | 80 |
Fundamentos dos Esportes - Ginástica Geral | 80 |
Práticas Corporais de Aventura - Urbana e Natureza | 40 |
Estágio Profissional Supervisionado I | 180 |
Subtotal | 420 |
6º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Atividade Física e Envelhecimento | 80 |
Elaboração de Projeto de Pesquisa | 40 |
Projeto Integrador II | 40 |
Treinamento Desportivo | 80 |
Estágio Profissional Supervisionado II | 180 |
Subtotal | 420 |
7º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Atividade Física em Academia | 80 |
Cineantropometria e Avaliação em Educação Física | 80 |
Orientação de TCC | 100 |
Projeto Integrador III | 40 |
Estágio Profissional Supervisionado III | 190 |
Subtotal | 490 |
8º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Atividades Físicas para Grupos Especiais | 60 |
Libras/Oratória | 40 |
Musculação | 80 |
Projeto Extensão à Comunidade (2) | 120 |
Estágio Profissional Supervisionado IV | 190 |
Atividades Complementares (3) | 120 |
Subtotal | 610 |
QUADRO RESUMO
QUADRO RESUMO | TOTAL |
---|---|
Conteúdos Curriculares | 2820 |
Atividades Complementares | 120 |
Estágio Curricular Supervisionado | 740 |
TOTAL GERAL (Incluindo 420h de atividades de extensão nos respectivos componentes curriculares sob a legenda (1) e (2). ) | 3680 |
OBSERVAÇÕES:
(1) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 80 horas de atividade de pesquisa/extensão.
(2) Componente curricular articulado com a extensão sendo 100 horas de atividade extensionista.
(3) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.
Corpo docente
PROFESSOR | Titulação | Admissão |
---|---|---|
Felipe Assis Silva |
Especialista em Ciências do Treinamento de Alto Nível | 03/02/2015 |
Guilherme Raymundo Costa | Mestre em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | 01/02/2005 |
Fábio Elionar Carmo da Silva | Mestre em Letras | 01/02/2003 |
Lidiane de Fátima de Oliveira Souza | Mestre em Ensino em Ciências as Saúde e do Meio Ambiente | 01/08/2022 |
Marcus Vinícius Netto Palmeira | Especialista em Nutrição Esportiva | 01/08/2023 |
Monica Cristina Barbosa de Oliveira | Especialização em Docência do Ensino Superior | 01/03/2004 |
Natasha Teixeira Logsdon | PhD em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas | 02/08/2010 |
Rodrigo Peixoto dos Santos | Especialização em Neurociências aplicadas a prescrição de exercícios em TEA, TDHA, Alzheimer e Parkinson | 18/02/2010 |
Ver mais |
---|
Coordenação
Guilherme Raymundo Costa
Doutorando em Enfermagem e Biociência.
Email: guilhermecosta@ugb.edu.br
Telefone: (24) 3345-1700