Objetivos
O objetivo do curso de Engenharia de Software é formar profissionais capazes de atuar em projeto, desenvolvimento, manutenção e operação e sistemas computacionais complexos, para apoiarem o desenvolvimento de negócios e transformação digital de empresas e organizações tradicionais.
Seus objetivos são:
I – Formar profissionais que atuem de forma crítica, analítica, reflexiva, participativa, responsável e comprometida com a realidade da sociedade brasileira, por meio da promoção de atividades teóricas e práticas, desde o início do curso, de forma integrada e interdisciplinar, visando o reconhecimento do exercício profissional como importante instrumento promotor de transformações sociais e de preservação do meio ambiente;
II - Estimular a curiosidade científica, o desejo de investigação e a criatividade e realizar trabalhos de pesquisa científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e a difusão da cultura, aperfeiçoando o entendimento do homem e do meio em que vive;
III - Formar profissionais com capacidade de análise e de síntese, preparados para a solução de problemas e para a construção do conhecimento.
IV - Estabelecer relação de reciprocidade com a comunidade, por meio do estímulo ao conhecimento dos problemas do mundo presente e da prestação de serviços compatíveis aos conhecimentos em construção no processo de formação profissional;
V - Compreender, interpretar, preservar, fomentar e difundir as culturas nacionais e regionais, em um contexto de pluralismo e diversidade cultural;
Atuação
Dentre as áreas em que um engenheiro de software pode atuar, algumas ganham maior destaque:
Engenharia da computação;
Ciência da computação;
Tecnologia da informação;
Sistemas de informação;
Engenharia elétrica;
Engenharia de automação
Diferenciais
O curso possui corpo docente altamente capacitado, com vasta experiência nas indústrias da região e em diversas outras áreas, o que proporciona uma formação com características voltadas para as necessidades do mercado e da vocação regional.
Formação empreendedora com foco na Inovação e na Tecnologia.
O curso conta também com um Projeto Pedagógico inovador e a metodologia de ensino tem como consequência a formação de profissionais dinâmicos, criativos, reflexivos e com perfil de liderança.
O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) tem acompanhamento constante pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e pelo Colegiado do curso, estando atualizado e adequado às necessidades dos alunos.
São realizados constantes investimentos em laboratórios e em novos equipamentos e aparelhos, para as aulas práticas Além disso, a instituição possui parceria com diversas indústrias e empresas da região, proporcionando visitas técnicas com uma maior integração entre a teoria e a prática.
Recursos
Laboratórios de informática, equipados com os recursos necessários para o curso.
Laboratório de Processos Produtivos
Avaliação
No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).
No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.
Matriz
1º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
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ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM em ENGENHARIA DE SOFTWARE (1) | 60 |
ALGORITMOS | 80 |
LÓGICA | 80 |
CÁLCULO APLICADO | 80 |
MTEP – MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA | 40 |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 40 |
SUBTOTAL | 380 |
2º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
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ALGEBRA LINEAR | 60 |
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADAS AO MEIO AMBIENTE (1) | 60 |
FÍSICA APLICA A ENGENHARIA DE SOFTWARE | 80 |
INGLÊS INSTRUMENTAL | 40 |
MÉTODOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE | 60 |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | 40 |
REDES DE COMPUTADORES | 60 |
SUBTOTAL | 400 |
3º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
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ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADAS NA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS (1) | 60 |
BANCO DE DADOS | 80 |
INTERAÇÃO HOMEM – MÁQUINA | 60 |
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO | 80 |
METODOLOGIAS ÁGEIS | 80 |
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS | 80 |
SUBTOTAL | 440 |
4º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
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ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADAS AOS DIREITOS HUMANOS (1) | 60 |
COMPLEXIDADE DE ALGORITMOS E ESTRUTURA DE DADOS | 60 |
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES PARA WEB | 80 |
DESIGN PATTERN E ARQUITEUTURA DE SOFTWARE | 80 |
ENGENHARIA DE REQUISITOS DE SOFTWARES | 60 |
SISTEMAS OPERACIONAIS | 60 |
TESTES DE SOFTWARES | 60 |
SUBTOTAL | 460 |
5º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
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QUALIDADE DE SOFTWARE | 60 |
BANCO DE DADOS NOSQL | 80 |
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE MOBILE I | 80 |
PESQUISA OPERACIONAL | 80 |
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS | 60 |
USER DESIGN EXPERIENCE - UX | 80 |
SUBTOTAL | 440 |
6º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE MOBILE II | 40 |
ARQUITETURA DE MICRO SERVIÇOS | 60 |
DESENVOLVIMENTO PARA JOGOS DIGITAIS | 80 |
ELABORAÇÃO DE PROJETO FINAL | 40 |
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL | 80 |
MELHORES PRÁTICAS DE DEVOPS | 80 |
PROJETO PRÁTICO PROFISSIONAL I: ENGENHARIA ECONOMICA (2) | 80 |
SUBTOTAL | 460 |
7º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
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COMPUTAÇÃO EM NUVEM | 80 |
ORIENTAÇÃO DE PROJETO FINAL | 20 |
MACHINE LEARNING E DEEP LEARNING | 80 |
MANUTENÇÃO DE SOFTWARE | 80 |
PROGRAMAÇÃO FUNCIONAL | 80 |
PROJETO PRÁTICO PROFISSIONAL II: MERCADO DE SOFTWARE (2) | 80 |
SUBTOTAL | 420 |
8º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
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PRÁTICAS EXPERIMENTAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE (2) | 80 |
GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS E AUDITORIA | 60 |
LIBRAS E ORATÓRIA (OPTATIVA) | 40 |
PEC – PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE (1) | 60 |
PROJETOS DE SOFTWARES INTEGRADOS (2) | 80 |
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO | 60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA DE SOFTWARE | 40 |
SUBTOTAL | 420 |
QUADRO RESUMO
QUADRO RESUMO | TOTAL |
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Conteúdos Curriculares Total | 3420 |
Atividades Complementares (3) | 260 |
Estágio Curricular Supervisionado | 300 |
TOTAL GERAL (Incluindo 440h de atividades de extensão nos respectivos componentes curriculares sob a legenda (1) e (2)) |
3980 |
Corpo docente
Nome | Titulação | Admissão | ||
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Aline Moreira de Oliveira | Mestre em Concretização dos Direito Sociais Difusos e Coletivos pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo |
01/08/2017 | ||
Anderson Evandro S. da Silva | Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
01/02/2003 | ||
André Ricardo Prazeres Rodrigues | Mestre Mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro |
03/02/2014 | ||
Débora Amorim de Carvalho | Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda |
01/02/2007 | ||
Lívia Ferreira Vidal | Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente pelo UNIFOA |
01/08/2007 | ||
Gustavo de Paiva Silva | Mestre em Engenharia Mecânica | 01/08/2015 | ||
Rosenclever Lopes Gazoni | Mestre em Ciência da Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica |
03/08/2009 | ||
Marcelo Arantes de Oliveira | Especialista em Análise de Sistemas pela Estácio de Sá |
02/2/2009 | ||
Nayara Silva de Alcântara | Especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase |
01/02/2012 | ||
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Coordenação
Professor Gustavo de Paiva Silva
Mestre em Engenharia Mecânica