Descrição
Engenharia elétrica é o ramo da engenharia que trabalha com os estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. O engenheiro eletricista elabora, implementa e gerencia projetos: para geração, transmissão, distribuição e utilização de energia elétrica; para sistemas e dispositivos eletrônicos.
Ela habilita o estudante a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de uma grande gama de equipamentos que vão da indústria clínica-hospitalar até metal-mecânico e automobilísticos. Nossos egressos poderão trabalhar em projetos de instalações elétricas em indústrias, comércios e residências. O mercado de trabalho para esse profissional, assim como em outras engenharias, está em alta. As áreas de eletrotécnica e automação, especialmente, estão aquecidas e espera-se uma grande demanda para esses profissionais nos próximos anos.
Objetivos
Formar engenheiros capazes de compreender como funcionam os sistemas de geração e distribuição de energia, e de atuar em todas as fases de projetos de implantação e manutenção nessa área como: viabilidade de projetos de fornecimento e distribuição de energia, além de executar procedimentos técnicos de vistoria, avaliação e realização de perícias.
Atuação
Dentre as áreas em que um engenheiro eletricista pode atuar, algumas ganham maior destaque:
- Construção Civil
- Geração, Transporte e Distribuição de Energia
- Automação Industrial e Sistemas Cyber-Físicos
- Telecomunicações
- Microeletrônica
- Elétrica Predial e Industrial
- Instrumentação e Controle de Processos
- Engenharia Biomédica
Diferenciais
- O curso possui corpo docente altamente capacitado, com vasta experiência nas indústrias da região e em diversas outras áreas, o que proporciona uma formação com características voltadas para as necessidades do mercado e da vocação regional.
- Formação empreendedora com foco na Inovação e na Tecnologia.
- O curso conta também com um Projeto Pedagógico inovador e a metodologia de ensino tem como consequência a formação de profissionais dinâmicos, criativos, reflexivos e com perfil de liderança.
- O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) tem acompanhamento constante pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) e pelo Colegiado do curso, estando atualizado e adequado às necessidades dos alunos.
- São realizados constantes investimentos em laboratórios e em novos equipamentos e aparelhos, para as aulas práticas Além disso, a instituição possui parceria com diversas indústrias e empresas da região, proporcionando visitas técnicas com uma maior integração entre a teoria e a prática.
Recursos
- Laboratórios específicos do curso: Máquinas Elétricas e Transformadores, Eletrônica, Instrumentação e Controle de Processos, Automação.
- Laboratórios de informática, equipados com o pacote Office, os programas da Autodesk (Autocad), Hydros e Lumine
- Laboratório de Processos Produtivos
- Laboratório de Automação e Processos Produtivos
Avaliação
No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).
No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.