Objetivos
A comunicação é essencial para a interação das pessoas com o mundo que as cerca e isso as torna essencial para todo e qualquer indivíduo. O FONOAUDIÓLOGO é o profissional competente para atuar na avaliação, prevenção, diagnóstico, terapia e aperfeiçoamento da função auditiva, linguagem oral e escrita, e outros aspectos importantes para a comunicação humana.
O objetivo do curso de Fonoaudiologia do UGB é o de formar o fonoaudiólogo generalista, humanista e crítico, com competências e habilidades fundamentais para desenvolver suas atividades nas áreas de promoção, proteção, diagnóstico, avaliação, reabilitação e intervenção clínico-terapêutico e preventivo da prática fonoaudiológica.
Atuação
O profissional formado em Fonoaudiologia tem um amplo mercado de trabalho, podendo atuar em:
- Serviços públicos de saúde: hospitais, postos de saúde, unidades básicas, ambulatórios;
- Serviços de Saúde Ocupacional/Empresas;
- Clínicas e Consultórios particulares;
- Escolas;
- Setor artístico: companhias de teatro, emissoras de rádio e televisão, artes e telemarketing;
- É possível também trabalhar como autônomo ou prestador de serviços individualmente ou em equipes multidisciplinares.
Diferenciais
- Corpo Docente com experiência no mercado de trabalho;
- Integração entre Discentes, Docentes e Coordenação do Curso;
- Projeto Pedagógico do Curso materializado nos objetivos educativos, apresentando uma proposta curricular interdisciplinar;
- Articulação da teoria com a prática;
- Realização de Visitas Técnicas;
- Projetos de Iniciação Científica;
- Projetos de Extensão à Comunidade;
Recursos
- Salas de aulas adequadas para o curso;
- Biblioteca Física e Virtual
- Auditórios
- Laboratórios de Informática
- Laboratório Multidisciplinar de Saúde
- Sala de Metodologias Ativas
Matriz
1º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem aplicada à Fonoaudiologia – APTA(1) | 100 |
Anatomia Humana | 80 |
Biofísica e Acústica | 40 |
Biologia Celular e Histologia | 60 |
Fundamentos Socioantropológicos e Éticos de Saúde | 40 |
Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa - MTEP | 40 |
Português Instrumental | |
SUBTOTAL | 400 |
2º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem Aplicadas ao Meio Ambiente- APTA(1) | 100 |
Audiologia Básica | 80 |
Anatomia e Fisiologia da Cabeça e Pescoço | 60 |
Fundamentos da Fonoaudiologia | 60 |
Genética e Epigenética Humana | 40 |
Linguística e Fonologia Aplicada a Fonoaudiologia | 40 |
Psicologia do Desenvolvimento | |
SUBTOTAL | 420 |
3º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem Aplicadas às Educação das Relações Étnico-raciais (1) | 100 |
Comunicação, Linguagem e Voz | 80 |
Fonoaudiologia Educacional | 40 |
Neurologia aplicada à Fonoaudiologia | 80 |
Ortodontia aplicada à Fonoaudiologia | 80 |
Psicologia da Aprendizagem | 40 |
SUBTOTAL | 420 |
4º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem Aplicadas aos Direitos Humanos (1) | 100 |
Alterações da Voz: Diagnóstico e Intervenção | 80 |
Aquisição da Linguagem Escrita | 80 |
Audiologia Ocupacional | 40 |
Motricidade Orofacial | 40 |
Otorrinolaringologia aplicada à Fonoaudiologia | 60 |
SUBTOTAL | 400 |
5º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Alterações da Fluência: Diagnóstico e Intervenção | 80 |
Audiologia Clínica | 80 |
Patologias da Linguagem Infantil | 80 |
Transtornos da Linguagem: Diagnóstico e Intervenção | 80 |
Estágio Curricular Supervisionado em Saúde Coletiva I | 60 |
SUBTOTAL | 380 |
6º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Acessibilidade e Tecnologia Assistiva | 60 |
Elaboração de Projeto de Pesquisa | 40 |
Epidemiologia e Políticas Públicas de Saúde | 40 |
Intervenção nas Alterações da Linguagem Escrita | 80 |
Processamento Auditivo | 40 |
Estágio Curricular Supervisionado em Saúde Coletiva II | 140 |
SUBTOTAL | 400 |
7º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Dispositivos Eletrônicos em Audiologia | 40 |
Fonoaudiologia Hospitalar | 40 |
Intervenção nas Alterações da Deglutição | 40 |
Patologias da Linguagem do Idoso | 60 |
Otoneurologia | 40 |
Orientação de TCC | 100 |
Estágio Curricular Supervisionado em Fonoaudiologia Hospitalar | 200 |
SUBTOTAL | 520 |
8º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Libras | 40 |
Patologia do Sistema Auditivo | 40 |
Projeto de Extensão à Comunidade - PEC (1) | 100 |
Tópicos Especiais | 40 |
Estágio Curricular Supervisionado em Audiologia | 160 |
Estágio Curricular Supervisionado em Fonoterapia | 180 |
Atividades Complementares (2) | 160 |
SUBTOTAL | 720 |
QUADRO RESUMO
QUADRO RESUMO | TOTAL |
---|---|
Conteúdos Curriculares | 2760 |
Atividades Complementares | 160 |
Estágio Curricular Supervisionado | 740 |
TOTAL GERAL | 3660 |
(1) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 80 horas de atividade de pesquisa/extensão.
(2) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.
Corpo docente
PROFESSOR | Titulação | Admissão |
---|---|---|
Adilson Dias Bastos |
Doutor em Psicologia Social | 04/02/2019 |
Elisa Ferreira Silva de Alcantara | Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana | 01/02/2002 |
Ivan de Castro Neto | Especialização em Otorrinolaringologia | 01/08/2024 |
Lidiane de Fátima de Oliveira Souza | Mestre em Ensino em Ciências as Saúde e do Meio Ambiente | 01/08/2022 |
Marcelo Ferreira Pinto | Mestre em Gestão e Estratégia em Negócios | 01/08/2006 |
Marcelo Guimarães de Souza Cunha | Doutor em Engenharia Mecânica | 01/08/2019 |
Priscila da Costa Felix Teixeira | Especialista em Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas | 19/02/2024 |
Ver mais |
---|
Coordenação
Priscila da Costa Felix Teixeira
Especialista em Comunicação Alternativa e Tecnologias Assistivas.
Email: priscilafelix@ugb.edu.br
Telefone: (24) 3345-1700