Objetivos
O curso de Matemática do UGB tem como objetivo formar o professor que irá atuar em instituições de Ensino Fundamental e Médio. Visa a construção de uma base sólida de conteúdos matemáticos, que aliada aos conhecimentos didáticos pedagógicos, permitem uma prática pedagógica transformadora.
Atuação
O profissional licenciado em Matemática tem como área principal de atuação a docência nos Ensinos Fundamental, Médio e Educação Profissional. Atualmente estão sendo abertos espaços em instituições públicas, bancos, corretoras de mercado financeiro ou de seguros. Nessas empresas, o matemático pode atuar como consultor, analista de dados, analista de tendências de mercado e de riscos de investimentos. Outra possibilidade está em continuar seus estudos em cursos de pós-graduação em áreas como Educação Matemática, Matemática Aplicada, Estatística, Ciência da Computação, Física e diferentes ramos da Engenharia.
Diferenciais
Além do currículo dinâmico, atual e contextualizado, aliado a um corpo docente qualificado, o curso oferece como diferencial, as suas instalações, como o Laboratório de Física e Matemática. Nele, o aluno aprende a usar e confeccionar materiais e recursos didáticos para uso em sala de aula, de modo a facilitar o ensino de vários conteúdos matemáticos, com destaque para as áreas de Aritmética, Geometria e Trigonometria.
Recursos
Para facilitar o processo de aprendizagem o curso conta com uma ótima biblioteca, o Laboratório de Física e Matemática, de Informática, Sala de Metodologias Ativa, Auditórios e recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem plenamente as necessidades pedagógicas do curso.
Avaliação
No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).
No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.
Matriz
1º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADAS À EDUCAÇÃO DO MEIO AMBIENTE – APTA (1) | 60 |
CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS(2) | 80 |
FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR I | 80 |
FUNDAMENTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO | 80 |
PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 40 |
SUBTOTAL | 340 |
2º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADAS À EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS – APTA (1) | 60 |
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I | 80 |
FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR II | 80 |
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO (2) | 40 |
GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL | 80 |
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA - MTEP | 40 |
SUBTOTAL | 380 |
3º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADA À EDUCAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS – APTA (1) | 60 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I | 80 |
DIDÁTICA (2) | 80 |
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II | 80 |
TRIGONOMETRIA E NÚMEROS COMPLEXOS | 80 |
SUBTOTAL | 380 |
4º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | 80 |
FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL III | 80 |
GEOMETRIA ANALÍTICA (2) | 80 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA – LPP I (3) | 120 |
LEGISLAÇÃO, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL | 80 |
SUBTOTAL | 440 |
5º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
ÁLGEBRA LINEAR | 80 |
CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL III | 80 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA – LPP II (3) | 120 |
MATEMÁTICA DISCRETA (2) | 80 |
TEORIA DOS NÚMEROS | 80 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO | 100 |
SUBTOTAL | 540 |
6º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
ÁLGEBRA | 80 |
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA | 40 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA - LPP III(3) | 120 |
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA (2) | 80 |
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | 80 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO | 100 |
SUBTOTAL | 500 |
7º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | 40 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA - LPP IV (3) | 120 |
LIBRAS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA (2) | 40 |
MATEMÁTICA FINANCEIRA | 80 |
ORIENTAÇÃO DE TCC | 120 |
TÓPICOS ESPECIAIS | 40 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO | 100 |
SUBTOTAL | 540 |
8º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
ANÁLISE MATEMÁTICA | 80 |
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (2) | 40 |
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA (1) | 80 |
PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE- PEC (1) | 60 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO | 100 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES (4) | 200 |
SUBTOTAL | 560 |
QUADRO RESUMO
QUADRO RESUMO | TOTAL |
---|---|
CONTEÚDOS CURRICULARES | 2680 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | 400 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | 400 |
TOTAL GERAL (Incluindo 380 h de atividades de extensão nos respectivos componentes curriculares sob a legenda (1) e (2). ) |
3680 |
OBSERVAÇÕES:
(1) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.
(2) Componente curricular articulado com a extensão sendo 20 horas de atividade extensionista.
(3) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 100 horas de prática pedagógica.
(4) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.
Corpo docente
NOME |
TITULAÇÃO |
ADMISSÃO |
Alexandre Batista da Silva |
Doutor em Letras Vernáculas |
02/05/2006 |
Anderson de Oliveira Ribeiro |
Doutor em Astronomia |
01/02/2013 |
Luiza Angélica Paschoeto Guimarães |
Doutora em Educação |
03/08/2009 |
Diana dos Santos Carmo da Silva |
Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas |
19/02/2002 |
Fábio Souza da Silva |
Mestre em Educação Matemática |
02/02/2009 |
Jader Cristian Fernandes |
Mestre em Materiais |
03/02/2014 |
Jean de Lima Oliveira |
Mestre em Materiais |
02/02/2015 |
Marcos Antônio de Oliveira Coelho |
Mestre em Modelagem Computacional em Ciência e Tecnologia |
07/04/2015 |
Nayara Silva de Alcantara |
Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente |
01/02/2012 |
Rodrigo Resende Alves. |
Mestre em Engenharia Civil |
04/08/2014 |
Daniela Natividade da Silva Ferreira |
Mestre em Ensino das Ciências da Saúde e do Meio Ambiente |
03/02/2020 |
Ver mais |
---|