Objetivos
O curso de Pedagogia do UGB tem como principal objetivo formar o aluno para atuar como professor e/ou gestor nos espaços escolares e não escolares, capacitando-o para entender a realidade, criticá-la e transformá-la.
Atuação
O Curso de Pedagogia forma o educador-professor-gestor, com capacidade para analisar a realidade educacional e nela intervir com competência. O profissional de Pedagogia pode atuar em Instituições de Ensino; ONGs; Hospitais; Empresas; Centros de Lazer; Associações; Consultoria Educacional; Projetos Sociais; Setores de Recursos Humanos e Treinamentos e em qualquer ambiente onde haja o processo de ensino/aprendizagem.
Diferenciais
O currículo do Curso de Pedagogia do UGB está estruturado tendo em vista a formação do educador/gestor, e tendo como objeto privilegiado de reflexão, a educação e a prática pedagógica em ambientes escolares e não escolares. Oferece uma sólida formação teórica e prática.
Para o UGB, mais do que formar um profissional voltado ao mercado, é fundamental subsidiar o aluno como pesquisador, com habilidades para levantar problemas e, principalmente, propor alternativas de intervenção para a Educação Básica. Desse modo, a formação do pedagogo no UGB é planejada para o exercício profissional reflexivo, crítico, com ética e conhecimento fundamentado. Para isso, o curso conduz o aluno ao estudo da Educação sob os pontos de vista metodológico, filosófico, psicológico, sociológico, histórico e cultural. Conta com um corpo docente qualificado e com experiência em suas áreas de atuação.
Recursos
O curso conta com salas de aulas adequadas, biblioteca, laboratório de informática, auditório, Brinquedoteca Inclusiva e com recursos audiovisuais e tecnológicos que atendem às necessidades pedagógicas do curso
Avaliação
No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).
No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.
Matriz
1º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM I – APTA I* | 60 |
DIDATICA I | 80 |
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 80 |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 80 |
PORTUGUÊS INSTUMENTAL | 40 |
SUBTOTAL | 340 |
2º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM II – APTA II* | 60 |
DIDÁTICA II | 80 |
EDUCAÇÃO INFANTIL ** | 80 |
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO E PESQUISA – MTEP** | 40 |
PRODUÇÃO TEXTUAL | 40 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I | 80 |
SUBTOTAL | 380 |
3º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO | 80 |
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM III – APTA III* | 60 |
INCLUSÃO E EDUCAÇÃO ESPECIAL | 80 |
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II | 80 |
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 80 |
SUBTOTAL | 380 |
4º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
ATIVIDADES PRÁTICAS TRANSVERSAIS DE APRENDIZAGEM APLICADAS À EDUCAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS* | 60 |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS** | 80 |
ENSINO DA ÁREA DE LINGUAGENS I: LÍNGUA PORTUGUESA | 80 |
ENSINO DA ÁREA DE MATEMÁTICA** | 80 |
LEGISLAÇÃO, POLÍTICA E DIREITO EDUCACIONAL | 80 |
SUBTOTAL | 380 |
5º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA | 40 |
ENSINO DA ÁREA DE LINGUAGENS II: EDUCAÇÃO FÍSICA | 80 |
GESTÃO E PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO** | 80 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS I – LPP I*** | 120 |
PEDAGOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES | 80 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | 100 |
SUBTOTAL | 500 |
6º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 80 |
TECNOLOGIA EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | 80 |
ENSINO DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA | 80 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II – LPP II*** | 120 |
PRÁTICAS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL** | 80 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | 100 |
SUBTOTAL | 540 |
7º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
ENSINO DA ÁREA DE LINGUAGENS III: ARTE E LITERATURA INFANTOJUVENIL | 80 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III – LPP III*** | 120 |
MAGISTÉRIO DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS | 40 |
ORIENTAÇÃO DE TCC | 20 |
PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE - PEC* | 60 |
TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO | 40 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | 100 |
SUBTOTAL | 460 |
8º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
CULTURA, CURRÍCULO E ESCOLA | 80 |
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS IV – LPP IV*** | 120 |
LIBRAS | 40 |
ENSINO NA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA E GEOGRAFIA** | 80 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES**** | 100 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | 200 |
SUBTOTAL | 620 |
QUADRO RESUMO
QUADRO RESUMO | TOTAL |
---|---|
CONTEÚDOS CURRICULARES | 2600 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA | 400 |
ATIVIDADES COMPLEMENTARES | 200 |
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO | 400 |
TOTAL GERAL | 3600 |
OBSERVAÇÕES:
Os Componentes Curriculares com 80 horas são articulados com metodologias ativas sendo 20 horas aplicadas por meio da sala de aula invertida.
* Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.
** Componente curricular articulado com a extensão sendo 20 horas de atividade extensionista.
*** Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 20 horas teóricas e 100 horas de prática pedagógica.
**** Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.
Corpo docente
Nome | Titulação | Admissão | |
---|---|---|---|
Luiza Angélica Paschoeto Guimarães | Doutora em Educação | 03/08/2009 | |
Alexandre Batista da Silva | Doutor em Letras Vernáculas | 02/05/2006 | |
Antonio Carlos da Silva | Doutor em História | 01/06/2012 | |
Abigail Vital de G. Monteiro | Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação | 11/08/2005 | |
Andrea Oliveira Almeida | Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | 01/08/2008 | |
Cleber Vicente Gonçalves | Mestre em Educação | 01/03/1999 | |
Diana dos Santos Carmo da Silva | Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas | 19/02/2002 | |
Fábio de Souza da Silva | Mestre em Educação Matemática | 02/02/2009 | |
Marcelo Dantas de Britto | Mestre Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente | 01/02/2011 | |
Simone Alves Medeiros | Mestre em Educação | 01/02/2005 | |
Sonia de Alcantra Gouveia | Mestre em Educação | 01/02/2002 | |
Marilane Ferreira Confort | Especialização em Teoria e Prática da Educação Brasileira | 01/02/1999 |
Ver mais |
---|
Coordenação
Luiza Angélica Paschoeto Guimarães
Doutora em Educação
Email: luizapaschoeto@ugb.edu.br
Telefone: (24) 2447-4700