Objetivos
Formar profissionais críticos e compromissados socialmente que tenham formação generalista, com base no tripé ensino, pesquisa e extensão, aptos a atuar em vários campos da Psicologia Clínica e Institucional por meio do diagnóstico e intervenção que promovam a saúde em seus diversos aspectos.
- Proporcionar ao acadêmico o conhecimento das diferentes abordagens de psicologia;
- Promover a capacidade de trabalhar em diversos contextos de atuação da Psicologia, buscando apreender os fenômenos psicológicos e suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
- Oportunizar conhecimentos e capacitar o acadêmico para os princípios éticos na sua atividade profissional;
- Formar profissionais com habilidades de investigar, diagnosticar e tratar dos problemas humanos, numa dimensão individual e coletiva;
- Fornecer sólidos conhecimentos teóricos e práticos necessários, bem como, sistematizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em laboratórios, projetos, monitorias ou estágios;
- Promover aproximações entre o conhecimento psicológico e as diversas áreas de interface da psicologia;
- Desenvolver competências e habilidades para trabalhar em equipes multiprofissionais, de forma competente, coerente e pertinente com a própria área de conhecimento e com os objetivos da equipe.
Objetivos específicos:
Atuação
O profissional formado em Psicologia tem a seu dispor um leque de opções de atuação em diversas áreas, como:
- Psicologia Clínica
- Psicologia Educacional ou Escolar
- Psicologia Organizacional ou do Trabalho
- Psicologia Hospitalar
- Psicologia da Saúde (Políticas Públicas em Saúde, Educação e Assistência Social)
- Psicologia do Esporte
- Psicologia Social
- Orientação Profissional e outras ações que envolvam o conhecimento psicológico
Diferenciais
- Nota 4 na avaliação MEC (nota de 1 a 5)
- Corpo Docente com experiência no mercado de trabalho;
- Inter-relacionamento entre Discentes, Docentes e Coordenação do Curso;
- Projeto Pedagógico do Curso materializado nos objetivos educativos, apresentando uma proposta curricular interdisciplinar;
- Elevado número de empresas conveniadas para estágio;
- Facilidade de inserção no mercado de trabalho;
- Articulação da teoria com a prática;
- Visitas Técnicas;
- Programa de Monitoria;
- Projetos de Iniciação Científica;
- Projetos de Extensão à Comunidade;
- Sala de Metodologias Ativas;
- Sala de Atendimento Clínico e Psicológico;
- Laboratórios Especializados:
- Biblioteca física e virtual.
Laboratório de Psicologia Experimental;
Laboratório de Anatomia e Neuranatomia;
Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas I e II;
Recursos
- Biblioteca
- Laboratários de Informática
- Auditório
- Laboratórios Especializados
- Sala de Metodologias Ativas
- Sala de Atendimento Clínico e Psicológico
Avaliação
No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).
No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.
Matriz
1º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Anatomia | 40 |
Psicologia do Desenvolvimento I (Infância e Adolescência) | 80 |
Estatística | 40 |
Fundamentos Históricos e Filosóficos de Psicologia | 60 |
Aprendizagem e Memória | 80 |
Português Instrumental | 40 |
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem na Psicologia(1) | 60 |
SUBTOTAL | 400 |
2º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Fundamentos Socioantropológicos | 40 |
Neuroanatomia e Neurofisiologia (2) | 80 |
Processos Psicológicos Básicos (Linguagem e Pensamento e Emoção e Motivação) (2) | 80 |
Teorias e Sistemas Psicológicos I (Behaviorismo) | 80 |
Psicologia do Desenvolvimento II (Idade Adulta e Velhice) | 40 |
Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa - MTEP | 40 |
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Educação Ambiental (1) | 60 |
SUBTOTAL | 420 |
3º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Métodos de Investigação em Psicologia | 40 |
Psicologia Social(2) | 80 |
Psicologia da Personalidade | 80 |
Psicometria e Técnicas de Avaliação Psicológica | 80 |
Teorias e Sistemas Psicológicos II (Psicanálise) | 80 |
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Relações Etnico-Raciais (1) | 60 |
SUBTOTAL | 420 |
4º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Psicologia e Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social(2) | 60 |
Neurociência e Comportamento | 40 |
Testes Psicológicos (Teoria e Prática) | 80 |
Teorias e Sistemas Psicológicos III (Existencialismo e Humanismo) | 80 |
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Direitos Humanos (1) | 60 |
SUBTOTAL | 320 |
5º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Psicologia Escolar e Orientação Profissional (2) | 80 |
Psicopatologia | 80 |
Psicologia Institucional | 40 |
Psicofarmacologia | 40 |
Psicologia do Trabalho e Gestão de Pessoas (2) | 80 |
Estágio Curricular Supervisionado Básico I | 80 |
SUBTOTAL | 400 |
6º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Psicodiagnóstico | 40 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivos Comportamentais I | 40 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalíticas I | 40 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Fenomenológico- Existenciais | 40 |
Psicopedagogia e Psicomotricidade | 80 |
Ética Profissional | 40 |
Psicologia Jurídica | 40 |
Estágio Curricular Supervisionado Básico II | 80 |
SUBTOTAL | 400 |
7º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Orientação e Aconselhamento Psicológico(2) (ênfase 2) | 80 |
Psicologia Comunitária e Saúde Coletiva (2) (ênfase 2) | 80 |
Psicologia e Educação (ênfase 3) | (80) |
Psicologia, Educação Especial e Inclusão Escolar (ênfase 3) | (80) |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivos Comportamentais II (ênfase 1) | 60 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalísticas II (ênfase 1) | 60 |
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Humanistas (ênfase 1) | 60 |
Estágio Curricular Supervisionado Específico I (ênfase 1 ou ênfase 2) 100 | 100 |
SUBTOTAL | 440 |
8º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Dinâmicas de Grupo e Teorias e Técnicas Psicoterápicas de Grupo (2) | 80 |
Políticas Públicas e Prevenção e Promoção da Saúde Mental (ênfase 2) | 80 |
Intervenção Cognitivo Comportamental (ênfase 1) | 40 |
Intervenção Fenomenológica - Existencial (ênfase 1) | 40 |
Intervenção Psicanalítica (ênfase 1) | 40 |
Elaboração de Projeto de Pesquisa – EPP | 40 |
Psicologia e Fracasso Escolar (ênfase 3) | (80) |
Estágio Curricular Supervisionado Específico II (ênfase 1 ou ênfase 2) | 120 |
SUBTOTAL | 440 |
9º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Psicoterapia de Casal e Família (ênfase 1) | 60 |
Psicologia Hospitalar e das Urgências (2) (ênfase 2) | 80 |
Gênero, Corpo e Sexualidade (3) | 40 |
Neuropsicologia aplicada à Educação (ênfase 3) | (80) |
Psicologia da Pessoa com Deficiência | 40 |
Orientação de TCC | 20 |
Estágio Curricular Supervisionado Específico III (ênfase 1 ou ênfase 2) | 120 |
SUBTOTAL | 360 |
10º PERÍODO
Componente Curricular | Carga Horária |
---|---|
Psicossomática | 40 |
Psicoterapia Breve Ambulatorial (ênfase 2) | 40 |
Tópicos Especiais (2) | 80 |
Orientação profissional no Contexto Escolar (ênfase 3) | (40) |
Projeto de Extensão à Comunidade – PEC (1) | 60 |
Libras / Oratória (Optativa) | 40 |
Estágio Curricular Supervisionado Específico IV (ênfase 1 ou ênfase 2) | 120 |
Atividade Complementar (3) | 100 |
SUBTOTAL | 500 |
QUADRO RESUMO
QUADRO RESUMO | TOTAL |
---|---|
Conteúdos Curriculares | 3380 |
Atividades Complementares(5) | 100 |
Estágio Curricular Supervisionado | 620 |
TOTAL GERAL | 4100 |
OBSERVAÇÕES:
(1) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.
(2) Componente curricular articulado com a extensão sendo 20 horas de atividade extensionista.
(3) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.
Corpo docente
Nome | Titulação | Admissão | |
---|---|---|---|
Adilson Dias Bastos | Doutor em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro |
04/02/2019 | |
Alexandre Batista da Silva | Doutor em Letras Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro |
02/05/2006 | |
Camila Miranda Amorim Resende | Doutora em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro |
01/02/2018 | |
Felipe Mactavisch da Cruz | Doutor em Microbiologia Médica |
03/02/2015 | |
Luiza Angélica Paschoeto Guimarães | Doutora em Educação pela PUC RJ |
03/08/2009 | |
Marcela Dupont Soares |
Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande |
01/02/2021 | |
Marcos Guimarães de Souza Cunha | Doutor em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá |
01/08/2019 | |
Milene Santiago Nascimento | Doutora em Saúde Coletiva UERJ |
01/02/2023 | |
Augusta Karla Silva Quintanilha | Mestre em Educação pela UFRRJ | 01/02/2021 | |
Conceição Aparecida F. Lima Panizzi | Mestre em Educação, Cultura e ComunicaçÃo pela UERJ |
11/03/1998 | |
Daniela Natividade da Silva Ferreira | Mestre em Ensino das Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pela UNIFOA |
03/02/2020 | |
Elizabeth Nair D. S. Soares | Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sa |
01/03/1979 | |
Fábio Souza da Silva | Mestre em Educação Matemática pela Universidade Severino Sombra |
02/02/2009 |
|
Lavínia Carvalho Brito Neves | Mestre em Psicanálise pela UERJ |
01/08/2019 | |
Maria Clara Moreira de Lima | Mestre em Psicologia pela Pontíficia Universidade Catolica do Rio de Janeiro |
02/08/2021 | |
Sandra Duarte Antão | Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
02/08/2021 | |
Thais Leite Reis | Mestre em Psicologia pela UFRRJ |
04/02/2019 | |
Thiago Rosa Assis de Oliveira | Mestre em Psicologia pela UFRRJ | 01/02/2022 | |
Vitor Siquiera de Moraes Mesquita | Mestre em Psicologia pela UFRRJ |
02/08/2021 | |
Arielly Cristina de a. Villarinho Vimar | Especialista em Estratégia Saúde da Família pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
15/03/2010 | |
Leandro Ribeiro Nogueira | Especialista em Gestão e Manejo de Recursos Naturais pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase |
01/02/2011 | |
Mônica Barbosa de Oliveira | Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior de Valença |
18/02/2010 |
Ver mais |
---|
Coordenação
Elizabeth Nair Duarte Salgado Soares
Graduada em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes em São Paulo
Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela UFRRJMestre em Educação na Universidade Estácio de SáEmail: elizabethsoares@ugb.edu.br
Telefone: (24) (24) 3345-1700