Objetivos

Formar profissionais críticos e compromissados socialmente que tenham formação generalista, com base no tripé ensino, pesquisa e extensão, aptos a atuar em vários campos da Psicologia Clínica e Institucional por meio do diagnóstico e intervenção que promovam a saúde em seus diversos aspectos.

    Objetivos específicos:

  • Proporcionar ao acadêmico o conhecimento das diferentes abordagens de psicologia;
  • Promover a capacidade de trabalhar em diversos contextos de atuação da Psicologia, buscando apreender os fenômenos psicológicos e suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais;
  • Oportunizar conhecimentos e capacitar o acadêmico para os princípios éticos na sua atividade profissional;
  • Formar profissionais com habilidades de investigar, diagnosticar e tratar dos problemas humanos, numa dimensão individual e coletiva;
  • Fornecer sólidos conhecimentos teóricos e práticos necessários, bem como, sistematizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em laboratórios, projetos, monitorias ou estágios;
  • Promover aproximações entre o conhecimento psicológico e as diversas áreas de interface da psicologia;
  • Desenvolver competências e habilidades para trabalhar em equipes multiprofissionais, de forma competente, coerente e pertinente com a própria área de conhecimento e com os objetivos da equipe.

Atuação

O profissional formado em Psicologia tem a seu dispor um leque de opções de atuação em diversas áreas, como:

  • Psicologia Clínica
  • Psicologia Educacional ou Escolar
  • Psicologia Organizacional ou do Trabalho
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia da Saúde (Políticas Públicas em Saúde, Educação e Assistência Social)
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia Social
  • Orientação Profissional e outras ações que envolvam o conhecimento psicológico

Diferenciais

  • Nota 4 na avaliação MEC (nota de 1 a 5)
  • Corpo Docente com experiência no mercado de trabalho;
  • Inter-relacionamento entre Discentes, Docentes e Coordenação do Curso;
  • Projeto Pedagógico do Curso materializado nos objetivos educativos, apresentando uma proposta curricular interdisciplinar;
  • Elevado número de empresas conveniadas para estágio;
  • Facilidade de inserção no mercado de trabalho;
  • Articulação da teoria com a prática;
  • Visitas Técnicas;
  • Programa de Monitoria;
  • Projetos de Iniciação Científica;
  • Projetos de Extensão à Comunidade;
  • Sala de Metodologias Ativas;
  • Sala de Atendimento Clínico e Psicológico;
  • Laboratórios Especializados:
  •      Laboratório de Psicologia Experimental;

         Laboratório de Anatomia e Neuranatomia;

         Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas I e II;

  • Biblioteca física e virtual.

Recursos

  • Biblioteca
  • Laboratários de Informática
  • Auditório
  • Laboratórios Especializados
  • Sala de Metodologias Ativas
  • Sala de Atendimento Clínico e Psicológico

Avaliação

No UGB o desempenho acadêmico é avaliado considerando-se a frequência e aproveitamento do estudante. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada componente curricular e a média mínima exigida para a aprovação direta em cada disciplina é igual ou superior a 7,0 (sete).

No processo de avaliação da aprendizagem há a predominância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Todas as questões referentes a 2ª chamada, Vista de Prova, Dependência, Regime Especial, Exame Final e outras particularidades da avaliação estão regulamentadas no Regimento do UGB e disponíveis no Manual do Aluno que se encontra disponível no Portal do Aluno.

Matriz

1º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Anatomia 40
Psicologia do Desenvolvimento I (Infância e Adolescência) 80
Estatística 40
Fundamentos Históricos e Filosóficos de Psicologia 60
Aprendizagem e Memória 80
Português Instrumental 40
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem na Psicologia(1) 60
SUBTOTAL 400

2º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Fundamentos Socioantropológicos 40
Neuroanatomia e Neurofisiologia (2) 80
Processos Psicológicos Básicos (Linguagem e Pensamento e Emoção e Motivação) (2) 80
Teorias e Sistemas Psicológicos I (Behaviorismo) 80
Psicologia do Desenvolvimento II (Idade Adulta e Velhice) 40
Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa - MTEP 40
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Educação Ambiental (1) 60
SUBTOTAL 420

3º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Métodos de Investigação em Psicologia 40
Psicologia Social(2) 80
Psicologia da Personalidade 80
Psicometria e Técnicas de Avaliação Psicológica 80
Teorias e Sistemas Psicológicos II (Psicanálise) 80
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Relações Etnico-Raciais (1) 60
SUBTOTAL 420

4º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Psicologia e Políticas Públicas de Saúde e Assistência Social(2) 60
Neurociência e Comportamento 40
Testes Psicológicos (Teoria e Prática) 80
Teorias e Sistemas Psicológicos III (Existencialismo e Humanismo) 80
Atividades Práticas Transversais de Aprendizagem – Direitos Humanos (1) 60
SUBTOTAL 320

5º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Psicologia Escolar e Orientação Profissional (2) 80
Psicopatologia 80
Psicologia Institucional 40
Psicofarmacologia 40
Psicologia do Trabalho e Gestão de Pessoas (2) 80
Estágio Curricular Supervisionado Básico I 80
SUBTOTAL 400

6º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Psicodiagnóstico 40
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivos Comportamentais I 40
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalíticas I 40
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Fenomenológico- Existenciais 40
Psicopedagogia e Psicomotricidade 80
Ética Profissional 40
Psicologia Jurídica 40
Estágio Curricular Supervisionado Básico II 80
SUBTOTAL 400

7º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Orientação e Aconselhamento Psicológico(2) (ênfase 2) 80
Psicologia Comunitária e Saúde Coletiva (2) (ênfase 2) 80
Psicologia e Educação (ênfase 3) (80)
Psicologia, Educação Especial e Inclusão Escolar (ênfase 3) (80)
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Cognitivos Comportamentais II (ênfase 1) 60
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Psicanalísticas II (ênfase 1) 60
Teorias e Técnicas Psicoterápicas Humanistas (ênfase 1) 60
Estágio Curricular Supervisionado Específico I (ênfase 1 ou ênfase 2) 100 100
SUBTOTAL 440

8º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Dinâmicas de Grupo e Teorias e Técnicas Psicoterápicas de Grupo (2) 80
Políticas Públicas e Prevenção e Promoção da Saúde Mental (ênfase 2) 80
Intervenção Cognitivo Comportamental (ênfase 1) 40
Intervenção Fenomenológica - Existencial (ênfase 1) 40
Intervenção Psicanalítica (ênfase 1) 40
Elaboração de Projeto de Pesquisa – EPP 40
Psicologia e Fracasso Escolar (ênfase 3) (80)
Estágio Curricular Supervisionado Específico II (ênfase 1 ou ênfase 2) 120
SUBTOTAL 440

9º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Psicoterapia de Casal e Família (ênfase 1) 60
Psicologia Hospitalar e das Urgências (2) (ênfase 2) 80
Gênero, Corpo e Sexualidade (3) 40
Neuropsicologia aplicada à Educação (ênfase 3) (80)
Psicologia da Pessoa com Deficiência 40
Orientação de TCC 20
Estágio Curricular Supervisionado Específico III (ênfase 1 ou ênfase 2) 120
SUBTOTAL 360

10º PERÍODO

Componente Curricular Carga Horária
Psicossomática 40
Psicoterapia Breve Ambulatorial (ênfase 2) 40
Tópicos Especiais (2) 80
Orientação profissional no Contexto Escolar (ênfase 3) (40)
Projeto de Extensão à Comunidade – PEC (1) 60
Libras / Oratória (Optativa) 40
Estágio Curricular Supervisionado Específico IV (ênfase 1 ou ênfase 2) 120
Atividade Complementar (3) 100
SUBTOTAL 500

QUADRO RESUMO

QUADRO RESUMO TOTAL
Conteúdos Curriculares 3380
Atividades Complementares(5) 100
Estágio Curricular Supervisionado 620
TOTAL GERAL 4100


OBSERVAÇÕES:

(1) Componente curricular de natureza interdisciplinar e foco investigativo com 40 horas de atividade de pesquisa/extensão.
(2) Componente curricular articulado com a extensão sendo 20 horas de atividade extensionista.
(3) Atividades Complementares desenvolvidas por meio de atividades diversas ao longo do curso.

Corpo docente

Nome Titulação   Admissão
Adilson Dias Bastos Doutor
em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  04/02/2019
Alexandre Batista da Silva Doutor
em Letras Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  02/05/2006
Camila Miranda Amorim Resende Doutora
em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
  01/02/2018
Felipe Mactavisch da Cruz Doutor
em Microbiologia Médica
  03/02/2015
Luiza Angélica Paschoeto Guimarães Doutora
em Educação pela PUC RJ
  03/08/2009

Marcela Dupont Soares

Doutora
em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande
  01/02/2021
Marcos Guimarães de Souza Cunha Doutor
em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá
  01/08/2019
Milene Santiago Nascimento Doutora
em Saúde Coletiva UERJ
  01/02/2023
Augusta Karla Silva Quintanilha Mestre em Educação pela UFRRJ   01/02/2021
Conceição Aparecida F. Lima Panizzi Mestre
em Educação, Cultura e ComunicaçÃo pela UERJ
  11/03/1998
Daniela Natividade da Silva Ferreira Mestre
em Ensino das Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pela UNIFOA
  03/02/2020
Elizabeth Nair D. S. Soares Mestre
em Educação pela Universidade Estácio de Sa
  01/03/1979
Fábio Souza da Silva Mestre
em Educação Matemática pela Universidade Severino Sombra
 

02/02/2009

Lavínia Carvalho Brito Neves Mestre
em Psicanálise pela UERJ
  01/08/2019
Maria Clara Moreira de Lima Mestre
em Psicologia pela Pontíficia Universidade Catolica do Rio de Janeiro
  02/08/2021
Sandra Duarte Antão Mestre
em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  02/08/2021
Thais Leite Reis Mestre
em Psicologia pela UFRRJ
  04/02/2019
Thiago Rosa Assis de Oliveira Mestre em Psicologia pela UFRRJ   01/02/2022
Vitor Siquiera de Moraes Mesquita Mestre
em Psicologia pela UFRRJ
  02/08/2021
Arielly Cristina de a. Villarinho Vimar Especialista
em Estratégia Saúde da Família pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  15/03/2010
Leandro Ribeiro Nogueira Especialista
em Gestão e Manejo de Recursos Naturais pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase
  01/02/2011
Mônica Barbosa de Oliveira Especialista
em Docência do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior de Valença
  18/02/2010
Ver mais

Coordenação

Elizabeth Nair Duarte Salgado Soares

Graduada em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes em São Paulo

Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela UFRRJ

Mestre em Educação na Universidade Estácio de Sá

Email: elizabethsoares@ugb.edu.br

Telefone: (24) (24) 3345-1700

Outros Cursos